.


.

 


As crianças foram as principais intervenientes deste Carnaval da Neve


Balanço dentro das expectativas
Carnaval da Neve 2000
anima a Covilhã

Num ambiente de alegria e muita animação, a cidade serrana encontra-se em festa desde sexta-feira, dia 3. Apadrinhado por Florbela Queiroz, Joaquim Guerreiro e Nuno Miguel Henriques, o carnaval promete ainda muitas surpresas para hoje e amanhã, entre as quais a matiné infantil e o Enterro do Entrudo.

Embora a neve seja pouca, o Carnaval 2000 faz-se sentir na cidade da Covilhã. Desde as crianças até aos mais velhos, todos participam "numa festa que é de todos", diz o presidente do Clube Nacional de Montanhismo (CNM), José Pinho, responsável pelo renascer de uma festa que em tempos idos já foi cartaz nacional.
A animação iniciou-se na passada sexta-feira, dia em que os olhares recaíram sobre o desfile de 1480 crianças de diversas escolas primárias, jardins de infância e infantários da cidade. Mascarados de desportistas, fadas, princesas, pastores e ternurentos coelhos, os mais pequenos espalharam a sua alegria pelas principais artérias da cidade.
No sábado, logo pelas 15 horas, os ânimos aqueceram na garraiada carnavalesca que teve lugar no Bairro Stº António Carreira de Tiro, onde o ambiente convidava a comes e bebes gratuitos para os mais gulosos. A noite acabou no pavilhão da ANIL, onde se realizou um grande baile de carnaval, ao ritmo dos conjuntos musicais Ultimato e Radical.
Embora fosse muita a folia, a principal atracção da noite foi a presença em palco de três grandes nomes do teatro português: Florbela Queiroz, Joaquim Guerreiro e Nuno Miguel Henriques. Estas três personalidades trouxeram até a Covilhã um pouco de Revista à Portuguesa, uma das grandes apostas do programa. Pela noite dentro, ainda é de realçar a eleição de Miss Montanhismo, saindo vencedora a candidata Ivone Pinto.

Neve desilude

O Troféu de Esqui Alpino e a descida nocturna previstas para ontem acabaram por não se realizar. Neste sentido, a falta de neve - o único contratempo deste cartaz - foi decisiva, alega o presidente do CNM. No entanto, a animação e a alegria não faltaram. O grande corso de Carnaval, que saiu do campo das festas pelas 15 horas, desfilou pelas ruas e cativou uma população significativa. Segundo José Pinho, "o corso excedeu mesmo as expectativas" .
Ao cair da noite, a festa dirigiu-se para a discoteca &Companhia. Embora com alguns atrasos relativamente ao que era previsto, tudo correu dentro do normal e, na companhia de José Figueiras, Joaquim Guerreiro e Patrícia Figueiredo, a noite fez-se acompanhar de dez belas candidatas ao título de Rainha Carnaval da Neve 2000.
Após a selecção do júri, foram eleitas cinco das participantes, das quais já no fim da noite, saiu vencedora com o grande prémio de Miss Rainha Carnaval 2000 Tânia Simões, oriunda da Covilhã.
Hoje, podemos contar com um baile que terá lugar no pavilhão da ANIL pelas 23 horas, onde as surpresas não faltarão. A animação estará a cargo dos conjuntos IGRESS e Radical. Surpresas e muitas prendas é o que se espera também para amanhã, numa matiné dedicada sobretudo às crianças. Os palhaços Vassourinha & Cª irão animar a tarde e oferecer algumas prendas. O Enterro do Entrudo, que terá saída pelas 22 horas do Bairro de Stº António, promete muita alegria e muita cor.
Numa festa " em que ninguém leva a mal", este cartaz é cada vez mais digno de engrandecer a Covilhã e despertar a atenção para um Carnaval diferente. José Pinho refere que sente grande satisfação com o balanço das actividades que é possível fazer até agora, e espera que "nestes dois últimos dias a festa seja ainda maior. Uma altura em que todos se possam divertir, e também viver a tradição de um Carnaval que deu os seus primeiros passos em 1953".

Susana Freitas






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda