.


.

 


O


RTSE lança álbum de Banda Desenhada
Cabral aos quadradinhos

Integrado no programa das comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil, acaba de ser lançado um álbum de banda desenhada que conta a história da descoberta daquele continente por Pedro Álvares Cabral, um natural de Belmonte que entrou na história pelo feito grandioso do "achamento".
O álbum pretende ser uma forma de ensinar aos mais pequenos, quem foi e o que fez Pedro Álvares Cabral, o descobridor português que nasceu em Belmonte.
José Pires, o autor, recriou a história como um realizador de cinema, "assumi o papel de Spielberg, e tentei fazer um filme sobre Álvares Cabral. Rodeei-me de tudo aquilo que poderia dar mais veracidade à aventura e resolvi escrever um livro de B.D. Assim aprende-se logo de pequeno".
O livro tem 35 páginas e conta toda a história do descobridor, desde a sua partida de Belmonte até à chegada a terras de Vera Cruz. Esta forma de aprender a história do navegador português agradou aos mais pequenos,"é melhor assim do que ter de ler aqueles livros maçudos que só dão sono" - garante o autor.

Uma questão de identidade

A cerimónia de lançamento da obra teve lugar no Castelo de Belmonte, perante uma plateia constituída essencialmente por alunos das escolas do concelho.
O livro demorou cerca de 6 meses a tornar-se realidade. A ideia partiu da Região de Turismo da Serra da Estrela, como uma forma de prestigiar a região. "Um povo que esquece a sua identidade é um povo que não tem futuro, por isso nós temos de afirmar uma identidade que é nossa. É uma região onde nasceram muitos descobridores, como Pedro Álvares Cabral", declara Jorge Patrão, Presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela.
Jorge Patrão, acrescentou ainda que: "afirmando a nossa identidade estamos a prestigiar a nossa região, e desta forma a cativar também os outros a visitá-la.
O livro foi distribuído por todos os presentes e enviado para duas das escolas que participaram neste projecto. José Pires, entretanto, já anunciou que está a preparar um novo livro sobre Pedro Álvares Cabral, que deverá ser editado brevemente.

Filipa Costa






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda