.


.

 


O Teatro chega novamente
à Covilhã pelas mãos do Teatr'UBI


Teatr'ubi promove
ciclo de teatro

No mês em que comemora 11 anos de existência, o Teatr'ubi realiza a quarta edição do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, que decorre de 13 a 18 de Março na Covilhã.

A organização deste evento está a cargo do Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior (Teatr'ubi) que estreia neste ciclo duas peças : "E a viagem começou" de Ruth Mandel e "Hamlet" de William Shakespeare. Para Carmo Teixeira, presidente do Teatr'ubi, o ciclo de teatro é uma iniciativa importante. "Tentamos divulgar o teatro universitário e dar à cidade da Covilhã a possibilidade de ver peças de teatro de qualidade" afirma aquela responsável. Um dos objectivos do Teatr'ubi para este ano é a ampliação do ciclo de teatro. "Queremos que o ciclo de teatro seja mais do que ir ver uma peça de teatro" explica Carmo Teixeira. Para esse efeito, o Teatr'ubi promove durante os seis dias do ciclo algumas exposições onde se destacam a de figurinos e de fotografia. Para além destas exposições que podem ser visitadas no Teatro Cine da Covilhã, o ciclo conta ainda com a exibição do filme "À procura de Ricardo III" de Al Pacino e uma feira do livro. "Esta é uma feira dedicada às artes tais como a música, o teatro e a pintura, diz Carmo Teixeira, também ela actriz do elenco da peça "Hamlet".

Grupos convidados

Quanto à política de selecção dos grupos convidados "este ano quisemos trazer à Covilhã grupos que nunca participaram no nosso ciclo de teatro" refere Carmo Teixeira. Este é o caso do Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra (Teuc), e do Teatro Experimental de Medicina (Tema). Mas existem dois grupos que são excepção a esta regra. O Grupo Académico de Teatro Universitário de Évora (Gatué) e Maricastaña, um grupo da Universidade de Vigo e que pelo quarto ano consecutivo participa neste ciclo de teatro universitário. Este ano o orçamento para o evento ronda os 2500 contos. "A maior fatia deste montante vai para a alimentação e alojamento dos grupos convidados "salienta Carmo Teixeira. Questionada acerca dos apoios para este tipo de iniciativas a presidente do grupo afirma que "é sempre com sacrifício que fazemos este tipo de actividades" apontando o dedo à falta de apoio por parte das empresas. "Existem ainda muitas empresas que não estão viradas para estas iniciativas" acrescenta.

A prata da casa

O Teart'ubi, será o primeiro grupo a subir ao palco no dia 13. "E a viagem começou" e "Hamlet" são as duas peças que este grupo irá apresentar. A primeira, retrata "a época anterior à existência da vida humana" explica Raquel Menezes, actriz do elenco da peça." "A vida nasceu no mar e é nesse ambiente que se encontram personagens como sereias e tritões, as primeiras formas de vida" continua. Segue-se "Hamlet", de Shaskespeare numa versão mais moderna desenvolvida por Gordon Craig, o impulsionador do teatro moderno. " Esta é uma peça que dá muita importância ao movimento e cujos cenários são amovíveis" finaliza Carmo Teixeira. Todos os espectáculos ocorrem no Teatro Cine da Covilhã, pelas 21horas. O preço dos bilhetes é de 200$00 para os sócios do Teatr'ubi e 300$00 para os não sócios.

Dora Conde






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda