.


.

 


O nome de Andy Warhol está indissociavelmente ligado ao conceito
de Pop Art


Andy Warhol na Fundação de Serralves
Uma visita à Fábrica

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, tem patente até 30 de Abril uma exposição intitulada "A Fábrica", na qual está exposta uma mostra retrospectiva da obra do americano Andy Warhol.
Ao falarmos de Warhol, logo o relacionamos ao conceito de Pop Art, uma nova forma de arte que expressava um fenómeno que se começava a evidenciar no início da década de 60: o intenso consumo de massas. É este mesmo conceito que Warhol transpõe para a sua obra, ao multiplicar inúmeras vezes figuras ou acontecimentos mediáticos e ao dar-lhes cores atractivas, com o intuito de torná-las desejáveis ao consumo.
Desta exposição retemos com maior atenção, a dimensão social que rodeava Warhol, visto terem sido muitas as figuras públicas que se associaram directa ou indirectamente à produção artística da " Factory".
Ao visitarmos esta exposição retrospectiva, podemos contemplar as obras que tantas vezes foram difundidas pelos meios de comunicação e podemos ficar a conhecer na plenitude o universo criativo de Andy Warhol.
É possível contactar com as suas famosas serigrafias de estrelas de Hollywood e de figuras públicas e também com a sua obra cinematográfica. Podemos pois tentar compreender a sua evolução ao longo de cerca de 20 anos, até às suas pinturas de uma fase mais tardia, a meu ver, as menos conseguidas.

 

Adriana Miranda






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda