.


 

.


Sistema informático pioneiro no país
Coimbra acolhe
projecto "cegonha"

O "cegonha" é um sistema de informação e telemedicina aplicado á saúde materno infantil que em breve vai ligar as duas maternidades de Coimbra e os Centros de Saúde do distrito

O denominado projecto "cegonha" foi desenvolvido pelo Laboratório de Informática e Sistemas (LIS) do Instituto Pedro Nunes de Coimbra e resulta de uma colaboração com a Direcção -Geral de Saúde, as maternidades Bissaya Barreto e Daniel de Matos e a Sub – Região de Saúde desse distrito.
O objectivo é informatizar todo o processo que acompanha a gravidez durante o período de gestação e no pós – parto, de modo a criar um repositório centralizado de informação clínica relativa á saúde materno-infantil e saúde infantil, partilhada entre os serviços hospitalares e o médico de família, responsáveis pelo acompanhamento da grávida e do recém-nascido.

Recurso à informática

Hoje em dia, a grávida é acompanhada nos primeiros tempos pelo médico de família e na fase final pelo obstetra, havendo um conjunto de informações que não são transmitidas de um para o outro.
A ideia é criar um sistema de intercâmbio de dados e imagens com a ajuda da informática, que permita a maior troca de informações possível, melhorando o acompanhamento .
Luís Cruz, coordenador do projecto e vice-director do LIS do Instituto Pedro Nunes, defende que "de algum modo o cegonha acaba com esta escuridão que existe no processo da ida da grávida para a maternidade e do retorno da ex-grávida e do recém-nascido ao Centro de Saúde ".

Beneficiar os utentes

Este projecto permite que todas as informações relevantes passem a ser registadas, ficando acessíveis tanto para o obstetra como para o médico de família.
Luís Cruz defende que este sistema irá contribuir para a redução dos custos do Sistema Nacional de Saúde e beneficiar todos os utentes, optimizando a gestão das unidades de saúde envolvidas, e evitando a repetição de meios complementares.

Ligação à Universidade de Coimbra

Em perspectiva está a ligação das duas maternidades aos Hospitais da Universidade de Coimbra e de uma outra ao Centro Hospitalar de Coimbra, aos 22 Centros de Saúde e ás 160 extensões da Sub-Região de Saúde de Coimbra.
A instalação do projecto vai depender apenas da vontade expressa de cada Unidade de Saúde.






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda