.


.

 


O "Plano Avô" quer proporcionar aos idosos um envelhecimento com qualidade


"Plano Avô"
Melhor qualidade de vida
para os mais velhos

Avaliar o que existe na área dos cuidados prestados à Terceira Idade e organizar o futuro, são alguns dos objectivos de um novo projecto da Segfurança Social

O Centro Regional de Segurança Social de Castelo Branco vai investir cerca de 500 mil contos na área da acção social para a terceira idade, no distrito de Castelo Branco.
Com o objectivo de homenagear e proporcionar melhor qualidade de vida aos mais velhos, surge o "Plano Avô". Este projecto "pretende avaliar o que foi feito, verificar o que existe e organizar o futuro, numa ideia central de qualidade, na área do apoio à terceira idade", explica o director do Centro Regional de Segurança Social de Castelo Branco, José Joaquim Antunes. Para tal, no final do ano, os lares e os serviços de apoio a idosos vão ser avaliados pelo Governo. O Instituto Português da Qualidade deverá também verificar, ao longo do ano, 25 instituições com modelos de gestão, qualificação de pessoal, serviços prestados e instalações consideradas exemplares.
O "Plano Avô" tem o seu ponto de partida na conhecida indiferença com que muitas vezes são tratados os idosos nos chamados lares lucrativos. Para acabar com essa realidade, todas instituições serão alvo de uma acção destinada a identificar os utentes da rede social e da rede lucrativa de apoio a idosos, sob coordenação da Inspecção Geral do Ministério do Trabalho e Solidariedade. Os inquéritos, destinam-se, acima de tudo, a avaliar a qualidade das instalações físicas e a apurar qual o cumprimento das relações custo-utente nos lares comparticipados e o autofinanciamento nos restantes.
José Joaquim Antunes salienta também que, muitas vezes, as instituições não cumprem as ordens da Segurança Social e menciona um exemplo: "Muitas vezes, as instituições avançam com obras de ampliação, quando nós entendemos que não são necessárias e que há hipótese de se encontrar outras soluções. O que acontece é que chega o dia da inauguração e as obras não estão pagas".

Acabar com a desorganização

O director do Centro Regional de Castelo Branco pretende ainda colocar um ponto final "a uma certa desorganização, na gestão de algumas instituições". Joaquim Antunes avisa: "É necessário que se constituam verdadeiras direcções técnicas, constituídas por médico responsável, pessoal de enfermagem e especializado. Queremos que o apoio à terceira idade se faça com cada vez mais qualidade". Foi nesse sentido que, na última semana, o Centro Regional de Segurança Social assinou protocolos de cooperação com todas as instituições do distrito para tentar saber quais as necessidades de cada lar ou centro.
Aproximar as relações do Centro com as instituições existentes, de modo a resultar uma melhor qualidade no serviço prestado, é outra das prioridades do Centro. Joaquim Antunes revela, também, a pretensão de abrir, ainda este ano, novas instituições de apoio social, na área da terceira idade, infância e deficiência, em grande parte dos concelhos. O apoio domiciliário é outra questão na qual o Governo promete investir.

NC / Urbi et Orbi






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda