.


.

 


Os Dias da UBI são uma óptima oportunidade para dar a conhecer à população como funciona a universidade


Dias da UBI à porta

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, a UBI vai abrir as portas à comunidade extra-universitária nos dias 14, 15 e 16 de Março. Com o objectivo de promover a universidade e as licenciaturas que nela são ministradas, está já elaborado um extenso programa de actividades que cative futuros alunos para a academia.

As inúmeras acções preparadas para receber os visitantes contemplam todas as áreas científicas e departamentos da UBI. Visitas a laboratórios, exposições temáticas, experiências científicas, palestras, e apresentação de projectos são algumas das actividades programadas para "Os Dias da UBI".
Assim, merecem especial destaque, no Departamento de Física, a projecção de filmes relacionados com Astrofísica. Ainda no mesmo departamento vai haver uma área especialmente dedicada aos alunos do 1º Ciclo denominada "Ciência a Brincar". Em relação às Ciências da Engenharia, realce para exposições no âmbito do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxtil.
No Departamento de Tecnologia do Papel vai destacar-se, entre outros, a reciclagem de papel velho. Em Engenharia Civil, os visitantes podem ver expostos alguns trabalhos, bem como a demonstração de ensaios laboratoriais.
O Departamento de Engenharia Electromecânica vai exibir o protótipo do veículo que representará a UBI na Eco-Maratona Shell, que este ano se disputará em França. Para os apaixonados pela aviação este departamento vai oferecer uma visitas aos aviões CESSNA e FIAT pertença da Universidade, bem como experimentar um simulador de voo.
A Faculdade de Ciências da Saúde aproveitará a oportunidade de divulgar a licenciatura em medicina, a abrir no próximo ano lectivo. Ciências do Desporto oferecerá actividades práticas no seu âmbito.
Uma das estruturas da UBI de apoio ao ensino nas diversas licenciaturas, o Centro Multimedia (CREA), dará uma ideia do trabalho feito na área da produção audiovisual.

Pólo IV motivado

No Pólo das Ciências Sociais e Humanas há algum tempo que se preparam os "Dias da UBI". Como refere a Maria José Silva, um dos docentes responsáveis do programa de Gestão e Economia, "as pessoas estão bastante motivadas. Vamos oferecer informação relacionada com saídas profissionais, e ainda algumas actividades lúdicas, como um jogo de Simulação da Bolsa."
À semelhança dos outros departamentos, este pretende que os dias da UBI não acabem a 15 de Março. "Queremos prolongar o efeito e fazer com que os alunos voltem à universidade através da página web. Para isso vamos disponibilizar os resultados do jogo na Internet, e colocar on-line fotos das turmas que nos visitarem."
O curso de Ciências da Comunicação vai apostar em aulas abertas e exercícios práticos no Atelier de Audiovisuais. É precisamente aqui que vai estar a maior surpresa. "Ainda não podemos revelar o que estamos a produzir mas posso afirmar que será algo de inédito na história da universidade e do curso", refere Rui Garcia, responsável pelo Atelier.
Para aqueles que pretendam enveredar pela licenciatura em Sociologia, o curso vai demonstrar alguns exemplos de investigação sociológica.
Na secção Autónoma de Letras preparam-se aulas especiais para esses dias. "Vamos ter duas aulas especialmente preparadas para os alunos que vierem. O Dr. Paulo Osório vai fazer uma aula experimental de Linguística, e a Dr.ª Angela Prestes uma de inglês", sublinha Graça Esgalhado.
De referir ainda que o Centro de Documentação disponibilizará vasta informação referente à Comunidade Europeia, nos diversos formatos de livros, jornais, vídeos e CD-ROMs.
Na Reitoria a tónica é colocado no edifício, com visitas guiadas ao Claustro e Sala dos Actos do antigo convento de Santo António, datado do século XVI. Também o Museu de Lanifícios estará aberto para visitas contínuas.

Rodolfo Silva






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda