.






Calendário Escolar e não só
por António Rodrigues Tomé

Conhecendo desde há quase 10 anos o tipo de raciocínio dos estudantes de engenharia no que diz respeito à preparação para exame, direi que este calendário escolar parece ser a resposta a todas as suas reivindicações. Contudo, contrariamente ao que os senhores estudantes parecem pensar, uma semana, duas semanas ou mesmo três semanas não são suficientes para um aluno médio estudar uma disciplina cuja assistência às aulas desprezou por completo, a não ser que a disciplina seja leccionada com padrões abaixo dos mínimos exigidos numa Universidade.
Concluindo, o que este calendário incentiva é o estudo nas semanas anteriores aos exames e não o estudo sequencial da matérias.


Injustiça para com Belmonte
por José Geraldes

Se há lugar onde se justificava com inteira justiça a visita do Presidente do Brasil era exactamente à terra da naturalidade de Pedro Álvares Cabral. Porque tal acontecimento foi posto de lado? A distância de Lisboa e Belmonte, por helicóptero, é assim tão longa para não haver tempo de Fernando Henrique Cardoso vir ao Castelo de Cabral?


O Tempo, rápido: Proust, um Ferrari…
por Edmundo Cordeiro

O desejo não pode querer o que não é, senão está tramado… Guiemos o desejo à sua velocidade! Guiemos o nosso desejo ao seu Ferrari particular! O Ferrari é múltiplo! Neste aspecto, a audição da leitura de Proust mostra-nos muitas saídas… múltiplos Ferraris… várias velocidades interiores…


A Eco-mentira da (S)hell
por Pedro Homero

É pena que a UBI se associe a um evento promovido por tal empresa. Ironicamente ou não, o povo que dá nome ao carro ubiano, "maubere", também sofreu nas mãos da Shell devido ao papel desta na manutenção da ditadura indonésia em Timor.


.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda