Clique aqui para regressar à Primeira Página   Jornal On-line da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto



 
Campeonato de Portugal de Ténis de Mesa - Desporto adaptado
Centro de Educação Especial
só pensa em vitória

POR ANTÓNIO VERÍSSIMO

A equipa de ténis de mesa do ACM, formada por quatro atletas, parte no próximo dia 16 de Junho para o Porto. O objectivo é participar no Campeonato de Portugal de ténis de mesa e na Taça Ibérica, a realizar nos dias 17 e 18 de Junho em Vila Nova de Gaia.
Liliana Gaspar, de 15 anos, actual campeã nacional; Vânia Lamas, de 20 anos; Sérgio Eusébio, de 21anos, e Luís Barbas, de 20; são os jogadores daquela instituição que vão representar a Beira Interior em mais uma competição do ranking nacional.
De acordo com a animadora desportiva da ACM, Fátima Brito, a equipa vai trazer um bom resultado e espera repetir a proeza que Liliana conseguiu na última edição, no que diz respeito ao ténis de mesa feminino.
Fátima Brito sublinha que os seus atletas estão bem preparados e estão a evoluir cada vez mais a nível do "desporto adaptado" para deficientes mentais. A mesma animadora faz um balanço positivo do Primeiro Torneio de Ténis de Mesa Cidade da Covilhã, que se realizou no último fim de semana do mês de Maio, naquela cidade, e no qual viu o par misto da ACM, Liliana Gaspar e Luís Barbas a arrebatar o troféu de primeiro classificado na categoria "Pares Mistos".
Esta treinadora considerou o nível do torneio muito competitivo. Segundo ela, a réplica dada pelos participantes, Futebol Clube do Porto e do Clube da Gaia, serviu de preparação para os seus jogadores. O evento, pela primeira vez, despertou algum interesse por parte dos espectadores que acorreram em número significativo ao salão de jogos do Oriental de São Martinho para ver os cerca de trinta atletas a actuar, rematou Fátima Brito.
A equipa "continua a trabalhar duas horas por dia para poder representar dignamente a instituição", garantiu Fátima Brito, que aproveitou para apelar ao público no sentido de se aproximar mais dos recintos desportivos para ver estes deficientes mentais a exibirem a sua habilidade em ténis de mesa.
A campeã nacional desta modalidade desportiva expressa a sua vontade de defender o título. Está satisfeita e confiante na sua prestação e declara "só tenho medo das espanholas".
Lembre-se que a ACM já organizou seis edições da Taça de Portugal de ténis de mesa. Para além dessa actividade, o Centro de Educação Especial leva os seus alunos a praticarem o atletismo e outras modalidades desportivas.
 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]