Clique aqui para regressar à Primeira Página   Jornal On-line da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto

      

um Livro          



A VIDA DEPOIS DE DEUS

 

 

DOUGLAS COUPLAND







POR PEDRO HOMERO

 


"MEU DEUS, FAZ DE MIM UM PÁSSARO... É TUDO O QUE SEMPRE DESEJEI... UM PÁSSARO BRANCO E ÁGIL LIVRE DE VERGONHA, DE MALDADE E DE MEDO DA SOLIDÃO, E DÁ-ME OUTROS PÁSSAROS BRANCOS COM QUEM VOAR, DÁ-ME UM CÉU TÃO GRANDE E TÃO VASTO QUE, SE EU NUNCA QUISER DESCER PARA A TERRA, NÃO TENHA QUE O FAZER. MAS DEUS, EM VEZ DISSO, DEU-ME ESTAS PALAVRAS, E EU DIGO-AS AQUI."
 

 

MAIS uma semana, mais um Coupland, como não poderia deixar de ser.
Esta vida depois de Deus é a segunda obra deste canadiano, mas em certa medida até parece ser fruto de uma vida mais comprida. Ou se calhar prova que não é necessário chegar a ancião para se destapar um pouco do véu do grande mistério que é a vida (e como vivê-la).
Agora sob a forma de pequenos contos, sempre na primeira pessoa e mais pessoal que nunca (torna-se difícil perceber se uma história é ou não auto-biográfica), Douglas Coupland segue na demanda da grande revelação que vai dar sentido à vida das suas personagens (às nossas vidas). A sua visão desencantada das coisas imprime a marca do cepticismo ao longo de cada história, mas acaba por potenciar por inversão a esperança segredada em cada fim, como que fazendo acreditar que há sempre razões para estarmos felizes por estarmos vivos.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]