Clique aqui para regressar à Primeira Página   Jornal On-line da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto



 

Ex-alunos recebem diplomas
A festa do "canudo"

POR MARCO ANTÓNIO ANTUNES
        E RAQUEL FRAGATA

O dia 1 de Julho de 2000 fica na história da UBI. Cerca de 400 pessoas estiveram presentes na cerimónia de entrega das cartas de curso aos licenciados do último ano lectivo, 1998/99. Das mãos do Reitor Santos Silva 155 licenciados receberam finalmente o seu "canudo". A ocasião serviu também para distinguir os 14 melhores ex-alunos de cada uma das licenciaturas ministradas nesta instituição e entregar as bolsas de mérito escolar, atribuídas pelo Ministério da Educação, a 11 alunos que actualmente frequentam a UBI.

A cerimónia decorreu no anfiteatro das sessões solenes e contou com a presença do Reitor, José Santos Silva, do director dos Serviços Académicos, Carlos Melo, da chefe do Gabinete de Relações Públicas, Graça Castelo Branco, e de outros funcionários da UBI, para além das famílias dos ex-alunos, agora homenageados.
Os 155 licenciados viveram neste dia o "culminar material" das suas licenciaturas na UBI. É assim que o descreve Alexandre Manuel Pedro Soares, 33 anos e morador em Castanheira de Pêra: "Hoje é dia de festa, um dia simbólico. É o culminar material da minha licenciatura na UBI. O meu curso custou um pouco a tirar, com momentos fáceis e difíceis". Actualmente trabalha numa empresa de lanifícios em Castanheira de Pêra, funções para as quais a licenciatura em Engenharia Têxtil na UBI o prepararam.
Num corredor amplo está Maria Isabel Clemente Bairras, 30 anos e moradora em Lisboa. Licenciou-se há um ano em Engenharia Electromecânica. Trabalha na Siemens de Lisboa, no sector de automação. "Sinto uma grande alegria. A minha licenciatura é fruto do meu esforço. Estou muito grata a todos quantos me apoiaram", afirma. Para Maria Bairras o esforço implícito à carreira académica é compensatório. "Vale a pena não desistir", garante a licenciada, que olha com tristeza o facto de haver muitas desistências no Ensino Superior.

Ubianos com mérito

O evento serviu também para distinguir, entre os licenciados, os 14 melhores alunos de cada uma das licenciaturas. Instituído pelo Senado da Universidade da Beira Interior, pela deliberação 13/91, todos os anos são atribuídos Prémios de Curso aos alunos que obtiveram frequência com distinção nas respectivas licenciaturas.
Ao abrigo do despacho 17/98 de 13 de Março, 11 alunos receberam a bolsa do Ministério da Educação no valor de 306 mil escudos. Ana Pereira, ainda a frequentar o curso de Língua e Cultura Portuguesas, foi a melhor aluna do ano 1998/99, com 17,7 valores de média. Segue-se a entrega das Cartas de Curso aos 155 licenciados inscritos. A satisfação é grande entre os presentes.

"Universidade em mudança"

No discurso de abertura da sessão de entrega das Cartas de Curso, o Reitor da UBI dedicou especial atenção às relações entre a Universidade e o mercado de trabalho. Santos Silva referiu igualmente a importância da aposta na qualidade do Ensino Superior como filosofia da UBI. "As famílias fazem um esforço notável na licenciatura dos alunos da UBI. Sem uma sociedade culta não haverá evolução. A evolução da cultura em Portugal deve-se em grande parte às famílias. São elas que pagam uma quantia elevada das despesas do Ensino Superior", diz o Reitor.
Para Santos Silva "a universidade está em mudança. Hoje, graças às novas tecnologias de informação e às bibliotecas, o saber ampliou-se." E acrescenta: "O professor deixou de ser a fonte exclusiva do saber. Cabe-lhe encaminhar os alunos para o correcto desempenho profissional.
"A UBI sempre teve uma política de inserção dos licenciados no mundo do trabalho. Basta recuar à história. A criação do Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior (CIEBI) foi um primeiro elo com o mercado de trabalho", garante o reitor. Sendo a ligação com o mercado de trabalho "importante", a UBI tem já há algum tempo um gabinete de estágios e uma Unidade de Inserção na Vida Activa (UNIVA).

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]