Clique aqui para regressar à Primeira Página   Jornal On-line da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto



 

Carlos Pinto inaugura piso superior do Mercado Municipal
Espaço histórico revitalizado

POR CATARINA MOURA

"Aproveitar um espaço morto, onde as pessoas já não vinham, e pô-lo ao serviço da cidade" foi, nas palavras do edil covilhanense Carlos Pinto, o objectivo da revitalização do Mercado Municipal da Covilhã. Um espaço que tem vindo a ser recuperado, e cujo piso superior foi inaugurado pelo autarca na manhã do passado sábado.

Parque de estacionamento e elevador são as grandes novidades do renovado Marcado Municipal da Covilhã, que no último sábado acolheu Carlos Pinto para a inauguração do último piso. Em funcionamento há alguns meses, este espaço foi destinado aos feirantes que vendiam no Campo das Festas, no já tradicional mercado dos sábados de manhã. Uma mudança que ainda não se efectuou por completo e que, quando anunciada, gerou polémica e insatisfação por parte dos novos locatários. Mas o tempo calou as queixas e, no dia da inauguração, foi com sorrisos e amabilidade que o autarca foi recebido no Mercado.
Carlos Pinto chegou por volta das 11 horas, acompanhado por alguns vereadores e funcionários da Câmara, encontrando um Mercado no auge da azáfama característica dos sábado de manhã. Curiosos, os presentes interrompiam as suas compras à passagem da comitiva.

Investimento ultrapassa os cem mil contos

Antes da inauguração, Carlos Pinto percorreu o edifício, cumprimentando todos os vendedores, escutando elogios e apelos vários. Levantada a questão do parque de estacionamento, o edil esclareceu que "a Câmara vai criar uma tarifa muito barata, quase simbólica, e a partir das cinco, seis da tarde, todos poderão estacionar sem pagar". Carlos Pinto acentuou ainda que "poucos mercados no Interior se podem orgulhar de ter estacionamento próprio, bem como o conforto e comodidade que o nosso tem agora". Comodidade que a instalação de uma caixa Multibanco, anunciada "para breve", virá acentuar.
A utilização do espaço que se mantém desocupado no piso superior está ainda a ser pensada. Carlos Pinto não adiantou projectos, mas disse considerar a hipótese de ali instalar um restaurante, para aproveitar a vista panorâmica que o local oferece sobre a Cova da Beira.
A recuperação do Mercado Municipal já ultrapassou os cem mil contos e insere-se no esforço que a Câmara Municipal da Covilhã está a colocar na revitalização da zona histórica do centro da cidade. Um investimento a longo prazo, que pretende dar aos comerciantes a hipótese de "consolidar ali as suas vidas e os seus negócios".

Mercado aloja centro de apoio ao consumidor

O mais recente locatário do último piso do Mercado é o Centro de Informação Autárquica ao Consumidor (CIAC), um gabinete criado conjuntamente pela Câmara Municipal da Covilhã e pelo Instituto do Consumidor. "Estamos a reinstalar os serviços antigamente localizados junto ao jardim. Alguns ficarão na antiga Casa dos Magistrados, e o CIAC ficará aqui, por acharmos que é o local mais apropriado para instalar um gabinete de apoio ao consumidor", esclarece Carlos Pinto.
De acordo com um panfleto distribuído no local, o CIAC existe para "prestar informações aos consumidores, receber e encaminhar sugestões e reclamações (...), servir de mediador nos pequenos litígios entre consumidores e fornecedores, cooperar com outras instituições com vista à divulgação dos Direitos do Consumidor, e divulgar ensaios e estudos comparativos de produtos, estudos de mercado, inquéritos, em especial sobre a qualidade, a segurança, preços e circuitos de distribuição". O CIAC estará aberto todo o dia, de segunda a sábado.


 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]