Clique aqui para regressar à Primeira Página   Jornal On-line da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto

      

Opinião       



 

Os Livros e a Biblioteca

POR JOÃO CARLOS VIDEIRA*


Quando da visita das últimas Comissões de Avaliação para os cursos leccionados no Pólo IV, facilmente se constatou da insuficiência documental nas diversas áreas científicas da Biblioteca, com particular incidência no fundo de sociologia, revelando carências de várias espécies (monografias, publicações periódicas, bases de dados).
Para além da notória escassez de livros, não deixa de ser curioso verificar a existência de obras inadequadas, de custos muitas vezes elevados, que raramente alguém consulta ou requisita.
Importa no entanto referir que esta é uma situação que se arrasta há bastante tempo e que se deve essencialmente ao desfasamento entre as obras adquiridas pelos docentes e as necessidades concretas dos utilizadores, que procuram informação na Biblioteca.
De facto, não basta reclamar da falta de verbas para compra de livros e revistas, quando a falta destes se deve à ausência de uma selecção criteriosa e racional na política de aquisições por parte dos departamentos e também a uma deficiente articulação entre estes e os serviços de documentação, impedindo assim a rentabilização dos meios existentes, dificultando a difusão da informação, e afastando-nos naturalmente do perfil dos nossos utilizadores.
Não estando em causa o valor literário ou científico das obras adquiridas, há no entanto que ter em conta os custos que estas comportam e os fins a que se destinam - muitas vezes com o objectivo único de servir interesses individuais momentâneos, transformando-se de imediato em peças de museu, intocáveis, distantes e inacessíveis para o comum dos utilizadores.
A Biblioteca nunca estará suficientemente documentada e adequada aos seus utilizadores, enquanto se persistir na ideia de a transformar num armazém de inutilidades, ou lhe pretendam atribuir uma vocação arqueológica que obviamente não tem.

 

* TÉCNICO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO DA UBI

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]