Clique aqui para regressar à Primeira Página   Jornal On-line da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto

      

Opinião       



 

La Virgen de la Escuela

POR ANTÓNIO JORGE DA SILVA*


O repórter passou pelo local... Se o homem se encontra consigo próprio, nas suas limitações
humanas, ele consegue superar-se nas dificuldades pelo recurso ao plano do divino: ao espiritual ou, para os renitentes, ao plano dos sentimentos e à razão...De qualquer forma, ambos procuram algo que os supera e domina; ambos seguem rumo ao Infinito.

Estávamos em Salamanca pela ...en...ésima vez; em hora de descanso, em plena viagem de regresso ao País, vindos de Itália. De máquina fotográfica em punho, fazíamos o levantamento de qualquer motivo que facilitasse a memória, de alguns monumentos.
Demos connosco, entretanto, a contornar uma pequena igreja românica, a Sul da Plaza Maior, a cerca de cinquenta metros , de que pudemos destacar uma típica estrutura românica sob a orientação de cabeceira a Nascente , com um portal virado a Norte, sóbrio e enquadrado lateralmente por uma colunata e uma arquitrave em esquadria, em pedra saliente e sobre os três arcos românicos, cujas faces interiores recolhidas estavam ornamentadas com um trabalhado em filigrana precioso, saída da mão de artífice para quem a pedra tinha uma ductilidade de metal. O terceiro arco exterior envolvente, fechava a ornamentação, no topo, uma sequência de capitéis coríntios em leque aberto, em número de sete de cada um dos lados da chave com que o arco estava fechado.
Da base dos arcos, desciam até à base, dois fustes em paralelepípedo nada trabalhado, caindo dobre uma base muito simples e ligeiramente notada..
Sob a arquitrave e pendente sobre a porta, vigilantes e cautelares, estão disposta, em guarda, cinco carrancas antropomórficas umas e outras zoomórficas, num controle constante sobre quem se aproxima deste local sagrado terá que debater-se contra as forças do bem e do mal... e vai deparar-se com tais forças e receber delas os esconjuros ou as forças inibidoras ... ou controladoras.
E, com pela mão do humano, o mundo vivo - o dos humanos e dos animais - se colocam ao serviço dos destino! É evidente, pois, que só ousaria avançar para dentro deste espaço sagrado assim guardado por estas barreiras de estarrecedores olhares perscrutadores sobre quem chegava......
Com marcas de um período mais recente, mas registo de que há necessidade de salvaguardar
hoje, para o futuro o que do passado chegou até nós, envolve e preserva da inadvertência da intervenção humana mais incauta, uma vedação
em ferro forjado e cuja leveza e graciosidade adensa a beleza arquitectónica do edifício.
Contornado o edifício, do lado Sul, a uma altura de cerca de dois metros e meio, apareceu implantado um nicho escavado na parede, à altura do friso desgastado pelos tempo que contorna todo o templo; tem cerca de oitenta centímetros de altura por sessenta de largura, em forma de concha, encimada por um botão de pedra, em jeito de fecho de abóbada; implantado nele, está uma conjunto escultórico da rara beleza e harmonia, composto de duas estátuas em pedra: a Virgem Mãe e Mestra, sentada e perscrutadora, com a mão esquerda segura um livro pela lombada e que apoia sobre o joelho esquerdo; a mão direita a conchegar, pelos ombros, o Deus Menino, puxando-o para si como que orientando o espaço para onde Ele deverá passar a encontrar quanto acaba de lhe ensinar. Todo este movimento e aspecto dinâmico da Senhora pretende diluir-se e " esconder-se " sob o mantéu que, descendo da cabeça, lhe cobre os ombros e os braços e desce até ao chão cobrindo os pés, para deixar bem destacada a figura do Deus Menino que, de pé, sobressai aos olhos do observador, com uma leveza e estrutura física bem proporcionada e pueril, com os rostos cheios de luz vida e graciosidade e com a túnica pendente até meio abaixo dos joelhos. Então, num gesto de atenção e de correspondência , o Divino Aprendiz acompanha a solicitação da Virgem Mãe e Mestra, coloca sua mãozita direita sobre o joelho direito que se aproxima para lhe oferecer o apoio e olha atento para um ponto em que converge também o olhar da Mãe, atento à explicação.
Curiosamente, podemos registar a sensação agradável que sentimos quando acabámos por ser levados a procurar o destino daqueles atentos observadores...
Então, por cima do nicho em meio arco, regista o espírito do conjunto escultórico a inscrição: " LA VIRGEM DE LA ESCUELA ".
Com este texto, a mão do escultor da registo dá à protecção da Virgem Maria à sua Igreja e às escolas dos Mosteiros, enquanto Mãe - Mestra e Educadora de Cristo e do saber em geral ...
aparecimento deste conjunto numa terra como Salamanca, é dignificador da actividade educativa e escolar fez desta terra um dos maiores centros educativos da história do moderno Ocidente europeu.
É digno de registo e de relevante destaque a contemplação deste monumento e desta obra de arte com que a cidade Salamanca brinda os seus visitantes e que talvez muitos não tenham tido ainda a sorte de poder apreciar...

* MESTRE EM LITERATURAS CLÁSSICAS

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]