Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Conferências de Engenharia Aeronáutica
Aviadores em pleno voo

POR IVONE FERREIRA E MARIANA MORAIS

O Grupo de Aerodinânica e Termodinãmica (AEROTERM) do Departamento de Ciências Aeroespaciais da UBI, promoveu, no passado dia 14, sexta-feira, três conferências com a participação de Mark Reeves, Nick Lawson, e André Silva. A organização destas conferências esteve a cargo de Jorge Barata, professor associado que lecciona a cadeira de Propulsão na UBI. Mark Reeves, da Scitek Consultants, Lda, que tem trabalhado no departamento de investigação do grupo Rover/BMW ( recentemente adquirido pela Ford), apresentou diversas técnicas laser para a medição de deformações em corpos sólidos, dando como exemplo a estrutura de um jipe; vibrações ou velocidades de fluidos.
Nick Lawson, da Universidade de Cranfiel, apresentou algumas das técnicas mais avançadas de laser para a medição de velocidades, temperaturas, concentrações e outras propriedades em processos de engenharia.
André Silva, que concluiu no ano passado a licenciatura em Engenharia Aeronáutica da UBI e é neste momento doutorando do Instituto Superior Técnico, apresentou um trabalho realizado pelo AEROTERM em colaboração com o Instituto Superior Técnico sobre a caracterização do processo de injecção de combustível em câmaras de pré-mistura de motores de turbina de gás para avião de baixa emissão de poluentes.
A realização destas conferências tem como objectivo a internacionalização das actividades de investigação do AEROTERM. Neste sentido já visitaram a UBI mais de uma dezena de cientistas de grande nível mundial, como o Prof Krothapalli da Florida State University dos EUA, Richard Margason, consultor da NASA e o Prof Arcoumanis, presidente do Departamento de Engenharia Mecânica do Imperial College de Londres, entre outros.
Também várias individualidades nacionais visitaram a UBI no âmbito das actividades do AEROTERM, sendo de realçar a presença do Chefe de estado Maior da Força Aérea, Aurélio Corbal, em 1997. Para o financiamento destas iniciativas têm sido solicitados apoios ao Ministério da Defesa, Ministério da Ciência e Tecnologia , Fundação Luso-Americana e NATO, por forma a cobrirem integralmente as despesas de realização.
No fim de cada comunicação os alunos presentes aproveitaram para apresentar sugestões alternativas aos métodos propostos pelos conferencistas mostrando à vontade e domínio nas matérias apresentadas.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]