Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Novas licenciaturas justificam maior número de vagas de sempre
UBI com mínimo de 9,5

POR CATARINA MOURA

Ignorando todos os riscos, a Universidade da Beira Interior (UBI) colocou a aposta definitiva na qualidade e lançou o 9,5 como nota mínima para as provas de acesso e candidatura. Uma medida arrojada, que não encontrou eco nos restantes estabelecimentos de ensino superior dos distritos da Guarda e Castelo Branco. Considerando que o Interior não pode dar-se ao luxo de ter vagas por preencher, tanto o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) como o de Castelo Branco (IPCB) estabeleceram mínimas negativas de acesso, sendo a nota mais baixa o 6,5 da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, afecta ao IPCB, e da Escola Superior de Tecnologia.
O Reitor da UBI, Santos Silva, defende a impossibilidade de desenvolver um ensino de qualidade sem alunos capazes de lhe dar resposta. O passado da instituição é prova disso. Tendo admitido alunos com média negativa, não só foi colocada em causa a qualidade da universidade como a taxa de insucesso prejudicou o funcionamento dos cursos afectados. Verificou-se rapidamente que alunos não conseguiam superar as dificuldades apresentadas nos dois primeiros anos que, no caso das Engenharias, são profícuos em matemáticas e físicas. Para Santos Silva, a aposta da UBI tem que ser feita a longo prazo. Mesmo correndo o risco de ter vagas por preencher e de, consequentemente, ver o financiamento da Universidade penalizado.
Mas, se tudo correr bem, a UBI vai receber 1175 novos alunos no próximo ano lectivo. Expectativas ambiciosas, que superam o número de vagas aberto nos Politécnicos da Guarda, onde abriram cerca de 810 vagas, e de Castelo Branco, que pretende receber 1081 alunos em 2000 - 2001.
Este número, inédito na UBI, justifica-se pela entrada em vigor de quatro novas licenciaturas: Design Multimédia, Design Têxtil e do Vestuário, Português - Espanhol, e Português - Inglês. Só estes cursos implicam um acréscimo de 140 vagas: 30 para cada um dos dois primeiros e 40 para os restantes. Os cursos que aceitam maior número de alunos são, como já vem sendo habitual, Gestão e Engenharia Civil, ambos com 100 vagas cada.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]