Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Programa das comemorações do 20 de Outubro anunciado
Biblioteca Municipal
inaugurada no Dia da Cidade

POR CATARINA MOURA


Se tudo correr como previsto, a Biblioteca Municipal estará a postos para ser inaugurada no próximo dia 20 de Outubro, data em que se comemora o Dia da Cidade da Covilhã. A revelação foi feita na Sessão de Câmara da passada sexta-feira, 21, onde a vereadora da Cultura, Rosário Pinto da Rocha, anunciou ainda o programa provisório das comemorações.

A inauguração da Biblioteca Municipal é só um dos eventos planeados para impedir que o Dia da Cidade passe em branco. "Equipamento de grande projecção no futuro cultural do concelho", nas palavras do edil covilhanense Carlos Pinto, "trata-se de uma das maiores bibliotecas integradas na rede pública, totalizando um investimento de quase 500 mil contos".
A juntar-se à inauguração, a autarquia planeia já protocolos de geminação com duas novas cidades: Oeiras e a cidade francesa de Roubet. Por fim, destaca-se ainda a entrega de condecorações "a personalidades que se têm distinguido no apoio à actividade municipal", bem como a algumas instituições cuja actividade seja considerada significativa, como é o caso da Filarmónica covilhanense e do Lar de S. José, que completa agora 125 anos.

Silo-auto na Estação em seis meses

O silo-auto da Estação foi outro dos temas abordados nesta Sessão de Câmara. Planeado para reforçar o estacionamento numa área cujo conjunto habitacional é já muito significativo e onde existem infra-estruturas importantes da vida municipal, como é o caso do Tribunal e das escolas ali localizadas, a construção do silo-auto "é uma intenção que a Câmara apoiou com carinho", segundo o vereador João Esgalhado.
O silo-auto vai ficar sob a Igreja, distribuído por dois ou três pisos e terá capacidade para 200 veículos. A construção fica a cabo da mesma empresa a que está adjudicada a Igreja, e com a qual a Câmara Municipal divide em partes iguais os custos da obra, que montam aos 220 mil contos.
"Se tudo bem", continua o vereador, "o silo estará concluído em seis meses. Quanto à Igreja, tem um prazo de execução de 12 meses. Não é obrigatório esta estar concluída para que o silo comece a funcionar. Esperemos ter aquela zona revitalizada no prazo de um ano", conclui.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]