Clique aqui para regressar à Primeira Página


 

>> Clique aqui para ver mais imagens

                 
 

Feira de S. Tiago
No coração da cidade

POR IVONE FERREIRA
        E MARIANA MORAIS

A Câmara Municipal da Covilhã aposta este ano numa feira de luxo. De 20 a 30 de Julho, uma grande variedade de artistas aquece as noites frescas de Verão. Rui Veloso, Sitiados e João Braga são apenas alguns dos nomes que desfilam nesta Feira de S. Tiago. No encerramento, Marco Paulo substitui a tão esperada Elba Ramalho.

 

Quem passasse quinta-feira, dia 20, pelo Jardim Público não encontrava um desfile de moda. Tampouco pessoas vestidas a rigor. Os covilhanenses, atraídos pelo programa distribuído pela Câmara Municipal, depararam-se com um palco vazio e às escuras. O anunciado desfile de moda decorria no Teatro-Cine. Os felizes contemplados com convites encontraram-se num recinto superlotado onde o calor abundava.
No Jardim Público o ambiente era diferente. Num recanto, perto da Igreja de S. Francisco, a voz bem timbrada do vocalista do Triozinho animava os visitantes. No Cantinho do B. A. (Bar da Associação Académica da UBI), o anfitrião era José Juvenal. Para acompanhar as músicas de Fausto, Pedro Barroso e Gilberto Gil, tocadas pelo Triozinho, o responsável pelo bar tinha preparado feijoada e pastéis de bacalhau.
Mas os aliciantes da Feira não se esgotavam aqui. O brilho das luzes tornava mais convidativas as esculturas africanas que se acotovelavam com as loiças de Barcelos. Do outro lado da rua, os fatos de treino conviviam alegremente com sapatos, sandálias, anéis e pulseiras. Os feirantes enchiam as ruas do Jardim, passando pela Avenida Frei Heitor Pinto, até ao Campo das Festas.
Desde o fim-de-semana anterior, as barracas de farturas e os carrocéis começaram a instalar-se, dando a estas ruas uma nova vida.
Todos os anos, nesta altura, a feira torna-se uma delícia para as crianças. Carros de choque, carrinhos e algodão doce fazem derramar algumas lágrimas no momento de voltar para casa. Aos adultos pouco interessam os carroceis mas sabe sempre bem uma fartura, na esplanada.
A adicionar a todas estas vantagens, um rol de artistas dá ainda mais vida a esta feira. As maiores expectativas de enchente recaem nos dias em que actuam Rui Veloso e Marco Paulo.

Comerciantes descontentes

Mas também se escutam vozes dissonantes. Os comerciantes, descontentes, reclamam pela falta de condições de higiene e de iluminação. Queixas naturais a quem permanece quinze dias no centro da cidade, a repartir a mesma casa de banho por várias dezenas de pessoas e sem condições para tomar um banho. Crianças e animais continuam a dormir em comum sem possibilidade de cuidados de higiene adequados.
Os feirantes queixam-se também de falta de iluminação e organização a nível da distribuição de lugares. À excepção dos divertimentos e barracas de farturas, os lugares não são previamente determinados pela Câmara Municipal. Luz só com geradores e nem todos os feirantes os possuem.
Os moradores também não estão satisfeitos. Os habitantes da Av. Frei Heitor Pinto continuam a queixar-se do barulho excessivo. Os habitantes da cidade queixam-se dos transtornos no trânsito. No entanto, a autarquia continua a acreditar nas vantagens desta localização para uma maior afluência de visitantes.

                >> Clique aqui

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]