Clique aqui para regressar à Primeira Página


>>Clique aqui para ver mais imagens da Festa da Moda   


 

Nova licenciatura da UBI apresentada no Teatro-Cine
A moda a três dimensões

POR CATARINA MOURA


O velho palco empoeirado do Teatro-Cine da Covilhã deu lugar a uma passerelle por onde desfilaram rostos, corpos e nomes que, habitualmente, só vemos a uma ou duas dimensões. O mundo da moda nacional saltou das revistas e dos ecrãs directamente para a Festa da Moda. Um evento com o qual a Universidade da Beira Interior quis apresentar a nova licenciatura em Design Têxtil e do Vestuário, que entra em vigor já no próximo ano lectivo. Uma lufada de ar fresco para o cine-teatro, para a cidade e para a indústria têxtil local e regional.

 

Quinta-feira, 20 de Julho. 21h30.
A entrada do Teatro-Cine da Covilhã está repleta mas continua a chegar gente. Roupa nova, sorrisos maquilhados, côr, ninguém quer destoar numa festa que se pretende "da moda". Aqui e ali, os flashes dos fotógrafos chamam a atenção para rostos conhecidos. O ambiente é selecto e a entrada, permitida dali a nada, é filtrada a convite. No final, a casa estava cheia e as estimativas apontavam para cerca de mil pessoas presentes.

22h30
Tudo pronto para o início da Festa da Moda. Depois de uma voltinha no hall, observando calmamente a exposição de tecidos e texturas aí apresentada, os convidados subiram e ocuparam os seus lugares.
O palco do Teatro-Cine estava irreconhecível, coberto por uma longa passerelle a fazer lembrar programas de televisão. Após a curta exibição de alguns músicos da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI), Manuel Serrão, um dos organizadores do evento, e Madalena Pereira, docente do curso de Engenharia Têxtil na UBI, subiram ao palco e introduziram o desfile que, durante as próximas quatro horas, prenderia a atenção geral. Pela passerelle passaram rostos e nomes bem conhecidos da moda nacional. Evelina Pereira, Nuno Franco, Vera Deus e Miguel Dhafis, entre muitos outros, deram corpo às novas colecções Outono / Inverno de estilistas como Nuno Gama, Fátima Lopes, Miguel Vieira e Luís Buchinho.

Moda Covilhã

Para Manuel Serrão, um dos principais organizadores do Portugal Fashion e vice-presidente da Associação de Jovens Empresários (ANJE), a Festa da Moda "é uma mensagem de esperança no futuro da universidade e dos têxteis portugueses".
A iniciativa, que custou à UBI mais de 8 mil contos, contou com o patrocínio de diversas empresas da região e com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, que cedeu a sala e se responsabilizou pelo acolhimento dos estilistas e manequins convidados. Sublinhando a importância de descentralizar este tipo de eventos, o edil da autarquia, Carlos Pinto, considera que esta Festa pode ser o prenúncio de uma "Moda Covilhã". Nesse sentido, revela já existir "algum entendiemento com Manuel Serrão no sentido de nos encontrarmos nas férias para de alguma forma planearmos o desfile do próximo ano". O objectivo, continua Carlos Pinto, é a criação de "um festival de moda que se imponha a nível nacional e que possa divulgar os têxteis e as empresas de vestuário aqui da zona".

Formação é essencial

Ao celebrar os 25 anos da licenciatura em Engenharia Têxtil, a UBI prepara-se novamente para exercer um papel decisivo na adaptação da indústria local e regional ao fluir dos tempos e à mudança por ele acarretada. Consciente da importância de formar técnicos superiores para servir uma indústria com graves lacunas a esse nível, aposta agora numa área em plena expansão, o Design Têxtil e do Vestuário. Reunidas as condições materiais e humanas, o objectivo agora é promover a interligação entre concepção e produção.
Para Miguel Gigante, um dos estilistas convidados, "ter formação é, cada vez mais, garantia de profissionalismo. Logo, é muito importante que existam estes cursos". O estilista refere ainda a importância da vinda destes eventos para o Interior. "A moda não pertence só ao Porto, ou só a Lisboa. E é bom que as pessoas possam vê-la ao vivo e senti-la", conclui.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]