Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Sporting da Covilhã apresenta novo plantel
"Leões da Serra"
querem subida de divisão

POR MARCO ANTÓNIO ANTUNES


O Sporting da Covilhã começou a preparação para a época 2000/2001. O presidente Brito Rocha lamenta a falta de dinheiro. O treinador principal Henrique Nunes precisa de dois novos jogadores. Ambos acreditam na subida de divisão.

O Sporting da Covilhã apresentou aos sócios e adeptos a nova equipa de futebol sénior. O evento deu-se na passada Segunda-feira, 17 de Julho, no Estádio José Santos Pinto. Animaram a festa dirigentes, karatecas do clube e jogadores das classes jovens. Estiveram presentes quase 200 pessoas.
"O Sporting da Covilhã tem possibilidades de subir de divisão. Basta acreditar nos jogadores. E fomentar o espírito de grupo", diz Jorge Tavares, 65 anos, morador na Covilhã. E sócio há já meio século. É com emoção que lembra os tempos áureos do clube serrano.
Tarde de Verão no Estádio José Santos Pinto. Sócios e adeptos ocupam os lugares. À hora marcada, karatecas e jogadores das classes jovens formam um corredor. O presidente Brito Rocha anuncia a nova equipa.
Do antigo plantel restam 10 jogadores. Os novos reforços são: Celso Simão, 26 anos, guarda redes (ex-Marco de Canaveses); Saúl Dias, 22 anos, defesa (ex-Cucujães); Adilson Fernando, 25 anos, médio (ex-Feirense); Filipe Avelar, 27 anos, médio (ex-Benfica de Castelo Branco); Adrien Zazi, 25 anos, avançado (ex-Feirense); Hélder Gomes, 23 anos, avançado (ex-Arrifanense); Alberir Figueiredo, 23 anos, avançado (ex-Juventude de S.Paulo - Brasil).
"O Sporting tem a equipa possível. Temos um plantel de qualidade. O objectivo, se possível, é subir de divisão. Mas sabemos que é difícil, devido à qualidade das outras equipas", refere Henrique Nunes, 45 anos, técnico principal do clube serrano, natural de Santa Maria da Feira e morador na Covilhã.

"Tudo depende do orçamento"

Henrique Nunes diz precisar de mais dois jogadores para tentar a subida de divisão. "Precisamos de um ponta de lança e um médio ala esquerdo. Só com o ataque e o meio campo reforçados poderemos alcançar a promoção para a 2ª Divisão de Honra", defende.
Para Brito Rocha o orçamento é um obstáculo a novas contratações. "O objectivo é a subida de divisão. Mas tudo depende do orçamento. Não haverá contratações se excederem os actuais 65 mil contos previstos. Só se houver mais apoio da cidade e da região", garante.
Motivos financeiros explicam, em parte, a descida na época passada. "Somos um clube do Interior. Na época passada tínhamos o orçamento mais baixo da Divisão de Honra. Descemos, em parte por motivos financeiros", salienta Brito Rocha.

Ritmo atacante

Após a apresentação da equipa de futebol sénior, segue-se um jogo. Em 40 minutos os jogadores serranos mostram qualidade e ritmo atacante. Disputam o terreno de jogo duas equipas. O resultado foi de quatro golos para a equipa com equipamento habitual. E três golos para os jogadores com camisola laranja.
Todos os jogadores demonstraram boa preparação física. Mas houve momentos de falha na finalização. Ocasião em que dois jogadores enviaram a bola para fora do campo.
No final do jogo, Henrique Nunes elogia a equipa. Mas lembra: "o trabalho a sério só começará quando os jogadores se inserirem nos esquemas de jogo. Hoje foi uma pequena brincadeira."
"Vamos lutar pelos primeiros lugares. O objectivo é a subida de divisão. Contamos com o apoio dos sócios e adeptos. Espero contribuir para o sucesso da equipa", assegura Hélder Gomes ex-jogador do Arrifanense e natural de Espinho.
No actual plantel mantêm-se 12 jogadores que transitam da época passada. Regressam Duarte Pombo, Ricardo Santos e Milton Cornélio emprestados ao Idanhense. Na equipa técnica Henrique Nunes tem como adjuntos Virgílio Martins, Joanito e António Fazenda. No departamento de futebol estão João Petrucci, Vitor Caetano, Carlos Monteiro e Floriano Geraldes. O médico do Sporting da Covilhã é Jorge Santos Marques. E os massagistas são Henrique Neves e Carlos Alberto.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]