Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Futura Biblioteca já tem telhado

POR IVONE FERREIRA
        E MARIANA MORAIS


Quem passar num destes dias pela Marquês D'Ávila e Bolama repara nos intensos trabalhos que se verificam no antigo edifício dos Serviços Municipalizados da Covilhã. Um edifício degradado que dará lugar à biblioteca central da UBI. Nas palavras de Mário Raposo, trata-se de uma biblioteca "pensada para o futuro".

No seguimento da estratégia de recuperação de edifícios degradados, considerados de valor histórico, a Universidade da Beira Interior tem em mãos a construção da futura Biblioteca Central daquela universidade, num palacete do século XIX.
As obras "decorrem normalmente" e, segundo adianta o vice-reitor da UBI Mário Raposo, "ficarão concluídas durante o próximo ano lectivo". Ao aproveitar o antigo edifício dos SMAS, a UBI "aposta na valorização de um imóvel de reconhecido valor histórico, até então sem quaisquer intervenções de beneficiação".
Ao aproveitar o palacete para nele instalar a Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior, a UBI pretende preservar a traça original do edifício, sem perder de vista a reutilização deste. Nas traseiras do imóvel já é visível o túnel de ligação da futura biblioteca ao Pólo I da universidade.
No que diz respeito ao funcionamento, a reitoria da UBI adianta tratar-se de uma biblioteca "pensada para o futuro", colocando à disposição dos seus utilizadores os mais modernos meios informáticos.
Apetrechada com um sistema de segurança comum a todas as bibliotecas, a "biblioteca do futuro" estará equipada com cabos informáticos que permitirão aos utilizadores aceder facilmente à Internet e a qualquer base de dados existente no momento.
Mário Raposo prevê também a contratação de pessoal especializado no manuseamento de arquivos bibliográficos, para servir os utilizadores da biblioteca. O vice-reitor da UBI salienta ainda a importância da biblioteca central da universidade, no sentido de facilitar o acesso ao saber por parte da população estudantil da academia e das escolas secundárias do concelho.
Uma vez concluída, a biblioteca estará à disposição do público que queira consultar os seus documentos.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]