Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Em último lugar na lista de candidaturas à Rádio Sabugal
RUBI sem frequência

POR CATARINA MOURA

Uma longa espera que resulta em frustração. A Alta Autoridade para a Comunicação Social recusou a candidatura da AAUBI à frequência da Rádio Sabugal. A "RUBI - Rádio Universitária da Beira Interior", um projecto que a Associação acalenta há mais de dois anos, vê-se assim novamente adiado por tempo indefinido. Mas Jorge Jacinto promete não desistir do sonho de dar uma voz activa à comunidade académica.

 

A Associação Académica da Universidade da Universidade da Beira Interior (AAUBI) viu frustradas as suas esperanças de concretizar o velho projecto de ter uma rádio. Os resultados do concurso de atribuição de frequências a novas rádios da região divulgaram que, entre as quatro candidaturas ao alvará da Rádio Sabugal - Rádiodifusão e Publicidade Lda, o projecto apresentado pela AAUBI ficou em último lugar. Um resultado que a Alta Autoridade para a Comunicação Social justifica com "razões de ordem técnica", no parecer que enviou à Associação.
O argumento não convence o presidente da AAUBI, Jorge Jacinto, que se revela desapontado mas disposto a continuar a lutar por uma rádio feita por e para estudantes. O jovem dirigente vai analisar o parecer e admite a possibilidade de recorrer. Para já, pretende enviar uma carta à Alta Autoridade, dando conta do descontentamento da AAUBI e pedindo uma justificação concreta para esta recusa. Uma recusa que vem adiar um projecto que a Associação mantém há mais de dois anos.
O alvará da Rádio Sabugal foi atribuído a dois sócios: Fernando Gomes e Fernando Moura, que receberam ainda o direito de emissão da Rádio Manteigas e da Rádio Penalva do Castelo. Ambos asseguram, no entanto, que as três rádios têm projectos próprios e independentes entre si. Em comum terão o facto de emitirem 24 horas por dia, um imperativo ditado por lei e que nem todas as rádios respeitam.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]