Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Estrela decisiva na 62ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta
"Pedalada" na Serra

POR CATARINA MOURA


O início de Agosto marca a passagem da "Volta" pela Serra da Estrela. Um momento alto da competição, que este ano poderá decidir o alinhamento no pódio final.

 

A 10ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta surge com a chegada do pelotão à Serra da Estrela, para um dos momentos mais aliciantes da prova. Na estrada desde Segunda-feira, 24, até ao próximo dia 6, a 62ª edição da Volta conta este ano com o maior número de participantes de sempre. São 180 ciclistas, divididos por 20 equipas, que de 2 a 4 de Agosto animarão as estradas beirãs, entre várias localidades dos distritos da Guarda e de Castelo Branco.
Se em anos anteriores o vencedor estava praticamente encontrado a meio da prova, esta Volta será decidida na montanha, para a qual estão reservadas três etapas extremamente exigentes.
A primeira começa na Guarda, às 10h50, e termina na Torre por volta das 15h15, totalizando 168,2 quilómetros que incluem três sprints especiais: um em Celorico da Beira, outro em Seia e o último no Tortosendo. A 10ª etapa inclui ainda três contagens de montanha, duas de 2ª categoria e uma de 1ª, que coincide com a chegada.
Manteigas - Belmonte limitam a 11ª etapa da Volta, que decorre na Quinta-feira. Os ciclistas deverão sair de Manteigas às 12 horas e, 131,2 quilómetros depois, chegar a Belmonte cerca das 15h16. Pelo caminho, ficam novamente três sprints especiais e duas contagens de montanha de 1ª categoria: uma nas Penhas Douradas e outra na Torre.

Caravana aparatosa

A 12ª etapa ruma ao sul, deixando para trás as estradas sinuosas e íngremes da Estrela e oferecendo uma prova mais tranquila. No dia 4, os ciclistas vão do Fundão a Portalegre, partindo às 11h30 e devendo chegar por volta das 15h18. Mais uma vez, a etapa inclui três sprints especiais e três contagens de montanha, agora de 3ª categoria.
São duas semanas agitadíssimas, que arrastam milhares de pessoas para as estradas portuguesas, atraídas pela aparatosa caravana da Volta. Começa com cerca de cem veículos com publicidade, que partem uma hora antes do início de cada etapa. Em seguida, as forças de segurança, distribuídas por 20 motos e quatro viaturas. E, por fim, as quase quatro centenas de elementos da Comunicação Social, que reúnem 90 automóveis, 18 motos e 2 helicópteros, a que se seguem os 180 ciclistas e respectivo grupo de apoio, que inclui 30 veículos ligeiros, 8 TIR, 10 motos e 3 dezenas de forgões.
Uma azáfama que arrasta multidões e que, durante três dias, promete animar as localidades da Guarda, Gouveia, Belmonte, Manteigas e Fundão.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]