Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Fundação Oriente distingue trabalho orientado por José Venâncio
Investigação da UBI
recebe Prémio Gilberto Freyre

POR CATARINA MOURA

"Luso-tropicalismo - uma teoria social em questão" é o nome do livro, orientado por José Carlos Venâncio, docente da Universidade da Beira Interior, a que a Fundação Oriente decidiu atribuir o Prémio Gilberto Freyre. O prémio será entregue no próximo dia 27 de Outubro, na UBI, pelo presidente do Conselho de Administração da Fundação Oriente, Carlos Monjardino.

Em Fevereiro de 99, o colóquio "O luso-tropicalismo revisitado" marcou o início das comemorações do centenário do nascimento do sociólogo e antropólogo brasileiro Gilberto Freyre, autor da teoria do luso-tropicalismo. Este mesmo colóquio veio ao encontro de uma investigação do Departamento de Sociologia da UBI, incidindo sobre sociedades não-europeias que registem vestígios da presença portuguesa, e deu o mote para a realização de um livro subordinado a esse mesmo tema, que veio a ser orientado por José Carlos Venâncio e Adriano Moreira.
Os resultados desta investigação não se restringem a este livro, tendo vindo a ser expostos em diversos colóquios de cariz internacional desde 1996. De facto, o primeiro colóquio, dedicado à África lusófona, realizou-se na UBI em Maio de 96, dele resultando "O desafio africano", livro também coordenado por Venâncio. As relações de Portugal com o Sudoeste Asiático foram expostas em Junho de 97, também na UBI, resultando igualmente num livro, "Ásia do Sudeste. História, Cultura e Desenvolvimento", desta feita orientado por Johanna Schouten, também docente na licenciatura de Sociologia na UBI. O terceiro colóquio foi realizado em Fevereiro de 99, estando o próximo marcado para Fevereiro de 2001. Prevendo a presença de docentes de universidades portuguesas, inglesas e alemãs, este colóquio procurará debater a teoria do sociólogo Max Weber nos aspectos que mais se relacionam com o mundo asiático, africano e latinoamericano.

 

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]