Clique aqui para regressar à Primeira Página


um Livro          

 ...............................................   por pedro homero

.          
.          
.          
.          

.          
.          

       

'O Silêncio dos Inocentes' é capaz de ser um dos mais consagrados exemplos de 'thriller' americano da década de 90 e, porque não?, da toda a história do cinema.
A obra homónima em que se baseia é a segunda parte de uma trilogia da autoria de Thomas Harris cujo elemento comum é uma personagem que se tornou rapidamente um nome famoso da galeria de monstros da cultura popular ocidental: Hannibal Lecter.
Hannibal, a terceira e última parte do universo de dor e humilhação criado por Harris, foca-se finalmente por completo em Lecter, como que reservando o melhor para o fim. Este é o melhor dos três livros, na óptica do mestre de terror Stephen King e é fácil perceber porquê: a acção prende o leitor, tal como nas obras anteriores, refira-se, mas os próprios acontecimentos, e o facto de se centrarem sobretudo na personagem de Hannibal o 'Canibal', ganham um interesse maior, mais empolgante. Como que se a imaginação do autor tivesse quebrado barreiras que anteriormente o dominavam, para nos levar a conhecer as personagens e as suas perversões de uma maneira quase visceral.
Este livro, tal como os anteriores Dragão Vermelho (a primeira parte da trilogia) e o referido 'Silêncio dos Inocentes', não pode ser vangloriado pelo seu carácter inovador na literatura. Não o tem. Para dizer a verdade, seria se calhar repudiado por um qualquer crítico intelectual após a leitura das primeiras páginas. No entanto, não é de inovação literária ou reinvenção de formas e conteúdos que falamos aqui. Falamos de fulgor e suspense na narrativa. De acção empolgante e de personagens assustadoras. A fruição presente não reside na surpresa literária mas na sensação quase olfactiva (o livro baseia-se muito neste sentido) que dele retiramos.
Naquilo que se propõe fazer, 'Hannibal' fá-lo muito bem, e portanto recomenda-se.

 


...............................
.......................................

                                                                    

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]