Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Responsáveis das duas instituições decidem
IPG e Universidade de Pernambuco
"trocam" docentes

O reforço das relações entre o Instituto Politécnico da Guarda e a Universidade de Pernambuco também passa pela cooperação a nível de cursos de pós-graduação.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) ampliou as acções de cooperação com a Universidade de Pernambuco, Brasil, e deixou abertas novas perspectivas de colaboração, no decorrer dos recentes encontros entre responsáveis institucionais daqueles estabelecimentos de ensino.
Jorge Mendes, vice-presidente do Politécnico, considera esta visita, que decorreu na última semana de Agosto, "extremamente importante e com resultados práticos". Este responsável especifica a definição de um programa de intercâmbio de docentes com a Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco e Faculdade de Formação de Professores da Nazaré da Mata. Com esta última instituição ficaram acordadas acções na área da matemática e da literatura de expressão portuguesa. Para Jorge Mendes, "o IPG saiu claramente enriquecido e suscitou o interesse da comunidade académica brasileira da zona onde se insere a Universidade de Pernambuco".
Em reunião realizada no decorrer dessa deslocação, e que contou com a presença dos responsáveis pela instituição de ensino superior brasileira, foi celebrado um acordo de cooperação, ao nível da pós-graduação, que envolve professores da área de gestão.
A Tuna do Instituto Politécnico da Guarda, também marcou presença em terras brasileiras e registou, como foi referido ao NC, "um grande sucesso" nas suas três actuações, a primeira das quais na sessão de divulgação dos prémios "Conhecer Pernambuco", instituído com o apoio do IPG. Os vencedores deste concurso, que se desdobrou em três modalidades, vão estar na região da Guarda no período de 15 a 20 de Outubro.

Descoberta do Brasil tema de concurso

Recorde-se, tal como o NC noticiou na devida altura, que o presidente do Politécnico da Guarda, os directores da Escola Superior de Educação e de Tecnologia e Gestão estiveram em finais de Março no Brasil onde, então, estabeleceram vários contactos, nomeadamente com a Universidade do Rio Grande do Norte Universidade de Potiguar e Universidade de Pernambuco, e algumas das suas Faculdades.
A comemoração dos 500 anos da descoberta do Brasil serviu de pretexto para se lançar um concurso, no âmbito dos professores, alunos e funcionários dos estabelecimento de ensino superior com os quais o Politécnico tinha já estabelecido acordos de cooperação. Ficaram então definidos três prémios, a atribuir, que consistem numa viagem a Portugal, e naturalmente na visita ao Politécnico da Guarda.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]