Clique aqui para regressar à Primeira Página


um Filme          


Jörg Buttgereit, Alemanha, 1987

Nekromantik

 

Certos filmes fazem história pela elevação do cinema a uma arte maior. Outros pelo orçamento, pelo nº de bilhetes vendidos, ou até por serem realmente maus, como o famoso "Plan Nine from Outer Space" de Ed Wood.
Outros há, no entanto, que se tornam referência pela infâmia que espalham. Nekromantik é um desses filmes.
Primeira longa-metragem do (então) jovem alemão Jörg Buttgereit, esta película ensopada em sangue e sexo com mortos (!) torce as fronteiras do suposto 'bom gosto' a um nível poucas vezes antes visto. A normalidade com que o desvio é tido, tratado e apresentado terá certamente sido demasiado para os censores mundiais. No país de origem o filme não pode ser exibido, incorrendo o realizador e o staff da sala de cinema em pena de cadeia e pagamento de multa. No Reino Unido o filme foi imediatamente banido, tendo sido apresentado apenas uma ou duas vezes, ilegalmente, em festivais de cinema extremo. Finlândia e Singapura também o baniram.
O mais interessante para o caso acaba por ser o facto de que o filme até tem bastante qualidade, não tanto a nível técnico, campo no qual só a fotografia em certas alturas é que escapa, nem a nível da história, que, convenhamos, não transporta a escrita de guiões a um novo plano, mas antes pela coragem do tema (é apresentada uma realidade) e pelo facto das cenas de violência estarem totalmente enquadradas na história e no espírito do filme. Não é, como se poderia pensar, um daqueles filmes de terror adolescente em que uma história banalíssima nos fornece, de x em x minutos, uma cena de gargantas cortadas para que os espectadores saltem na cadeira. Aliás, terá sido, creio, precisamente pelo facto de o filme se tomar a si próprio tão a sério e de ser de facto uma Obra, que se tornou tão desconfortável para a censura. A aceitação do filme pelos seus méritos artísticos (que de facto os tem, a meu ver), abriria um precedente perigoso para os Estados que ainda acham que os cidadãos adultos são crianças a quem deverá ser dito o que devem ou não ver.
Quanto mais não seja, Nekromantik é, tal como Plan Nine from Outer Space o tinha sido, a força e o desejo de uma pessoa de fazer um filme à sua maneira, boa ou má, mas honesta. E é tudo o que se deve pedir.


pedro homero

                                                                    

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]