Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Ciências da Comunicação e Engenharia Civil
De malas e bagagens aviadas

POR CARLA LOUREIRO

Os alunos dos cursos de Engenharia Civil e Ciências da Comunicação já estão a ocupar os seus novos espaços no Pólo I da UBI. "Mudança" é agora a palavra mais ouvida. Após uma semana do início das aulas, uns falam em mais espaço e melhores condições. Outros falam de saudades.

O chão é ladrilhado, o sol invade o interior como se estivéssemos ao ar livre. Tudo tem aspecto de novo, nem que seja pelos caixotes que se encontram espalhados. É esta a imagem que se tem ao entrar no novo edifício VIII do Pólo I da UBI. Os alunos de Engenharia Civil são os mais recentes inquilinos desta antiga fábrica.
Novos bancos, salas de computador e muito silêncio, ainda. É neste ambiente que se encontra Elisabete Leão. A fazer um intervalo para recuperar forças, a aluna do 5º ano de Engenharia Civil sente-se bem neste novo espaço. "Está muito bonito", é a sua opinião, mas acaba por dizer que "não há grandes diferenças". Alguns alunos pensam assim. Mas há outros que se sentem um pouco deslumbrados. É o caso de Adriana Silva, estudante do 4º ano, também do mesmo curso. "As instalações são mais adequadas às necessidades dos alunos", defende. As saudades é que são ainda muitas, já que foi no antigo pólo onde fez todas as suas amizades. "Mas aqui há mais possibilidades de comunicar com os meus colegas de curso", afirma Adriana.
Também o director do curso de Engenharia Civil, Andrzej Litewka, partilha da mesma opinião dos alunos. A mudança "foi, definitivamente, para melhor", afirma convicto o docente polaco.

Alguma desorientação

Quem inicia uma visita ao novo edifício VIII fica um pouco perdido. Não admira que alguns dos alunos ainda estejam "um pouco desorientados", como afirma o docente Andrzej Pietrzak, rindo-se. Para ajudar a uma certa "orientação", já está a ser feita uma planta do novo pólo, iniciativa do UBINEC - Núcleo dos estudantes de Eng. Civil -.Aí estarão descritas as salas de aula e os laboratórios, salienta Pedro Silva, presidente do Núcleo.
As mudanças também atingiram os alunos de Ciências da Comunicação. Deixaram o Pólo Ernesto Cruz e encontram-se, agora, a ter aulas nas antigas instalações do curso de Engenharia Civil.
"As mudanças estão todas feitas", responde António Fidalgo. Os alunos podem, agora, dispor de mais espaço. Os ateliers de audiovisuais e de design gráfico estão a ser instalados rapidamente. "Está tudo a andar", afirma António Fidalgo.

Saudades do "amigo" Ernesto Cruz

Apesar de estar mais perto da residência, Ana Silva tem saudades do Ernesto Cruz. Aí o "ambiente era mais aconchegante", diz com alguma nostalgia a aluna do 3ª ano de Ciências da Comunicação. Mas o facto de haver mais espaço e estar mais próxima do seu namorado fazem-na ter menos saudades dos dois anos que passou no Pólo da Carpinteira.
Lénia Rego também partilha da mesma opinião. A aluna finalista de Ciências da Comunicação diz sentir falta da "mistura" que havia no Ernesto Cruz. "Aqui parece que as pessoas estão mais divididas", responde. Nada que não tenha solução, mas lá diz o ditado: não se pode agradar a gregos e troianos.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]