Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Universidade da Terceira Idade na Covilhã
Velhos são os trapos

POR MARIANA MORAIS

Até ao final do ano, a Academia Sénior - Universidade da Terceira Idade terá a sua sede na Rua Ruy Faleiro pronta a funcionar. Cursos de inglês, alemão, informática, teatro e artes plásticas, entre outros, estarão à disposição dos covilhanenses para quem a aventura do saber não tem limite de idade.

Uma faixa azul dizendo "Academia Sénior - Matrículas" chama a atenção de quem passa no Pelourinho. Durante a tarde, a sede da Associação dos Antigos Alunos da Escola Campos Melo serve de local de atendimento. Os futuros alunos da Universidade da Terceira Idade, Associação Cultural de Jubilados da Beira Interior, podem informar-se aí sobre os cursos a ser leccionados em breve.
Com existência legal desde Março deste ano, a Academia Sénior é o fruto de um sonho de Joaquim Gonçalves. Juntamente com mais doze entusiastas, este inspector escolar ainda no activo deitou mãos à obra e conseguiu a cedência, por parte da Câmara Municipal da Covilhã, das antigas instalações das Juntas de Freguesia, situadas na rua Ruy Faleiro. Depois de algumas obras de reparação que o edifício já exige, e se tudo correr bem, os primeiros vinte alunos da academia terão aulas no final deste ano.

Mulheres são maioria

Não há exigência de habilitações literárias mínimas. Todas as pessoas que "considerem a terceira idade como a mais importante etapa da vida, queiram rejeitar o tédio e encontrar o ponto de equilíbrio são bem aceites", afirma Joaquim Gonçalves.
Grande parte dos alunos inscritos são mulheres. As idades variam entre os 55 e os 65 anos. No final do curso, embora não possam ser concedidos graus académicos, será atribuído a cada aluno um diploma honorífico e o reconhecimento público.
Neste momento, a universidade conta já com professores para ensinar informática, inglês, desenho e pintura, ginástica de manutenção, geriatria e levantamento do glossário dos lanifícios.
Esta universidade está inserida no âmbito das universidades para a terceira idade existentes a nível mundial. Joaquim Gonçalves acrescenta que "em Espanha existem algumas dezenas, basta consultar a Internet. No nosso País, há universidades deste tipo em Lisboa, Coimbra e Oeiras. Pensamos que o associativismo abre as portas à solidariedade".

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]