Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Primeira impressão de um caloiro
Um dia diferente dos outros

POR ANABELA MACHADO

O dia começa bem cedo para Luís Carlos Barros, um jovem de 18 anos, residente em Valpaços, que conseguiu realizar o seu grande sonho: entrar no Ensino Superior.
Sai de casa ás 6h30 da manhã, com os pais, rumo ao desconhecido. Uma viagem longa e cansativa conduz Luís à Universidade da Beira Interior (UBI), que vai fazer dele um sociólogo.
Já na cidade da Covilhã, Luís está apenas a um passo de se tornar aluno universitário, mas para isso terá de enfrentar a "maratona" das matrículas. Uma manhã a preencher papéis, a esperar em filas intermináveis para ser atendido e a fazer alguns pagamentos leva pais e filho ao desespero. Mas há algo que o anima: faltam apenas alguns carimbos para se tornar aluno da UBI.
Por volta das 13h30, a fome já aperta e os nervos fazem-se sentir. Depois de tudo resolvido decidem almoçar no restaurante mais próximo das instalações da universidade. Pelas 15 horas o Luís ainda não conhece o pólo da Carpinteira, onde irá ter aulas a partir do dia 2 de outubro. E também ainda não conhece a sua nova casa. Apesar da oferta ser muita, Luís não sabe o que fazer. Os pais querem o melhor para o filho, mas também não sabem ao certo que decisão tomar.
Com a tarde quase no fim, Luís encontra uma casa para viver nos próximos quatro anos, ou talvez não. Uma casa "simpática", como ele próprio afirma, situada no centro da cidade, vai acolhê-lo juntamente com duas colegas suas.
No fim da tarde sai da Covilhã com muita vontade de regressar. E como nada o assusta, nem mesmo as praxes, está ansioso por começar a sua vida académica.
Só nos resta desejar-lhe boa sorte. E bem vindo à UBI.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]