Clique aqui para regressar à Primeira Página


um Filme          

 

 

 


de Kevin Smith
por Marisa Miranda

Kevin Smith é considerado um dos mais interessantes jovens cineastas americanos. Apreciador da literatura clássica e livros de comédia , teve a seu cargo a realização e argumento do filme Dogma.
Dogma retrata a história de dois anjos caídos, condenados por Deus a viver na Terra e que ao descobrirem uma abertura no Dogma da Igreja Católica aproveitam-na para tentar regressar ao Céu. Porém, caso consigam, esta decisão terá como consequência a destruição da Humanidade. Caberá a uma católica, "última descendente de Cristo", impedir a acção dos anjos. Para tal conta com a ajuda de um 13º apóstolo negro, dois profetas que só pensam em sexo e uma musa que ao chegar à Terra perdeu a inspiração. A este quadro acrescenta-se ainda um monstro saído de uma sanita e uma cómica campanha de publicidade à igreja Católica intitulada "Catolicismo - Uau", tendo como símbolo a imagem de Cristo com um sorriso de orelha a orelha e o dedo polegar espetado. Para culminar, ficamos a saber que afinal Deus é uma mulher, idêntica a Alanis Morissette!
Mas é no final do filme que nos é revelada a faceta de católico praticante deste realizador, quando deixa no ar a mensagem de que é importante tremos fé em algo.
Esta película conta com excelentes diálogos, revestidos de bom humor, que reflectem um conhecimento profundo de alguns Evangelhos. É que para infringir as regras é preciso conhecê-las muito bem.

                                                                    

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]