Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Encontro Nacional de Associações estudantis no Algarve
Todos juntos por um ensino melhor

POR MARISA MIRANDA

A AAUBI viajou até ao Algarve para integrar o Encontro Nacional de Direcções Associativas que ali decorreu entre 29 de Setembro e 1 de Outubro. O ponto de encontro foi Faro, onde se falou da abertura do novo ano lectivo, do financiamento ao Ensino Superior, de acção social escolar, de avaliação, de emprego e de internacionalização. Assuntos que preocupam e exigem soluções rápidas e eficientes.

O primeiro Encontro Nacional de Direcções Associativas (ENDA) do ano lectivo realizou-se na Universidade do Algarve. A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) esteve lá. Como nos diz o seu presidente-adjunto, José Miguel, "desde muito cedo, a AAUBI sentiu necessidade de se impôr a nível nacional, com a sua própria identidade e maneira de pensar, e sempre conseguiu um espaço de relevo e destaque no ENDA".
A reunião de Faro serviu para recolocar em cima da mesa as diversas questões que têm preocupado os estudantes do Ensino Superior nos últimos tempos. Entre eles destacam-se a abertura do novo ano lectivo, o financiamento das universidades, acção social escolar, avaliação, emprego e internacionalização.
O Enda terminou com a apresentação de algumas acções conjuntas do Movimento Associativo Estudantil (MAE) a realizar já no mês de Outubro.

Ligação à comunidade civil é importante

Em relação à abertura do actual ano lectivo, as Associações de Estudantes presentes vincaram a necessidade de criar um novo regulamento de acesso ao Ensino Superior, novos cursos nocturnos nas instituições de forma a ser dado um apoio efectivo aos trabalhadores estudantes, a não aplicação da figura do estudante elegível e políticas de juventude.
Quanto ao financiamento do Ensino Superior e ao aumento generalizado das tabelas de taxas e emolumentos, José Miguel não se inibe ao afirmar que "temos uma lei de financiamento que é uma fantochada, onde a única parte que cumpre essa lei são os estudantes que pagam as propinas". Face a esta situação, as associações vão fazer "circular uma petição, que por proposta da AAUBI vai ser aberta à sociedade civil. O objectivo é integrar as pessoas nos problemas dos estudantes", esclarece José Miguel. Nesta luta dos estudantes contra a lei de financiamento surge uma ideia inovadora: os alunos vão passar a exigir a aplicação dessa lei e não a sua revogação.

"AAUBI continua com a mesma voz"

No plenário sobre internacionalização foi discutida a Declaração de Bolonha, que se define como uma declaração conjunta dos ministros da educação europeus, reunidos em Bolonha a 19 de Junho de 1999, e assinada por 29 países, incluindo Portugal. "Esta declaração prevê uma espécie de moeda única para o ensino superior", esclarece José Miguel.
Em consequência deste ENDA, serão já desenvolvidas acções no próximo mês de Outubro. Entre estas ficaram já agendadas a semana da qualidade do ensino e, posteriormente, uma reunião de balanço a esta mesma iniciativa, uma reunião nacional sobre a acção social e a indicação de algumas situações para o caderno reivindicativo.
José Miguel finaliza afirmando que a "AAUBI continua com a mesma voz", passando a explicar que "nos seus dois anos de mandato Vasco Cardoso, colocou a AAUBI mesmo na frente do pelotão da tomada de decisões a nível nacional. com a entrada da nova direcção essa situação não se alterou".

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]