Clique aqui para regressar à Primeira Página



.

 


Ângelo Rodrigues, director da Editorial Minerva, acompanhado por declamadores do Cultivarte


VON TRINA

Nasceu em 1961, em Lisboa, mas situa a sua naturalidade genética em Proença-a-Nova.
Iniciou a sua actividade literária desde que aprendeu a escrever e foi publicando poemas em vários jornais e revistas.
Desde 1996, publica regularmente poesia, em livros e CD's colectivos.
A Astuciosa Dádiva dos Deuses é a sua primeira obra publicada.



THE MOONSHINERS

Esta é uma das bandas sobreviventes do Blues em Portugal. Foi fundada em 1996, na vila de Algueirão, e é constituída por António Sarmento (baixo), José Augusto (bateria), Orlando Amaral (guitarra) e Peter Mulder (voz).
Uma das suas particularidades é tocarem músicas cuja letra é da autoria de Von Trina.




Tarde diferente na sede da AAUBI
"A poesia é a metafísica da alma"

POR CRISTINA MARQUES

Vieram de Proença-a Nova, todos unidos pelo amor à poesia, para proporcionar aos presentes uma breve incursão pelo mundo "dos que reparam naquilo que falta dizer".


O presidente da AAUBI, Jorge Jacinto, não viu o auditório da sede encher no último sábado, mas contou com a presença de alguns ilustres conterrâneos de Proença-a -Nova para este recital poético e apresentação da obra de Von Trina.
Jorge Jacinto fez as honras da casa e, não se esquecendo que a Editorial Minerva estava presente, aproveitou a ocasião para uma pequena visita pela sede e assim mostrar as despidas prateleiras da biblioteca a Ângelo Rodrigues.
"Que morram os poetas, todos mas todos! Mas amigos, que fique a poesia!", foram as primeiras palavras a ecoarem na sala e no ouvido do auditório. Este pequeno trecho faz parte do breve recital do manifesto do M.A.U. , trazido pelos actores e declamadores do Fórum Cultivarte. Um autêntico hino à poesia.
Depois da poesia, uma animada conversa com o filósofo-poeta Júlio Roberto, "uma figura simpática, que ainda não matou a criança que há em si", como nos apresentava Ângelo Rodrigues.
Por entre os muitos pensamentos, Júlio Roberto aponta o dedo ao comodismo em que mergulhou a nossa sociedade. "Estamos a deixar de ser autores da nossa vida, para passarmos a ser meros espectadores. Todos vêm, muitos pouco reparam!"

A Dádiva Astuciosa dos Deuses

Este é o nome do primeiro livro do autor Von Trina, "um poeta novo do politicamente incorrecto". Quem o diz é Ângelo Rodrigues, director da Editorial Minerva, que faz a apresentação deste "livro maravilhoso, dentro do âmbito da anormalidade".
Este livro de poesia é um livro que mostra não apenas a forma visível das coisas, mas também a parte invisível e dolorosa da existência humana.
Já dizia Nietzsche que "o mundo sem música seria um erro" e coube ao grupo Moonshiners o desfecho desta tarde diferente.






 [ PRIMEIRA PÁGINA ]