Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Mundial Universitário de Andebol
Competição "alargada" à Região de Turismo

POR ALEXANDRE SILVA*

A três meses do Mundial Universitário de Andebol a Câmara da Covilhã ainda não respondeu aos pedidos de apoio. A organização, no entanto, está optimista e abre o campeonato a toda a região.


A Câmara da Covilhã ainda não cumpriu o pagamento da verba acordada para apoio ao Mundial Universitário de Andebol que, entre 27 de Dezembro de 2000 e 5 de Janeiro de 2001, se disputa na Beira Interior. Segundo João Canavilhas, responsável máximo pelo evento, "a organização já efectuou várias tentativas para entrar em contacto com os responsáveis da autarquia mas ainda não obteve qualquer resposta. Nem positiva nem negativa". A fatia que cabe à edilidade covilhanense, acordada há cerca de uma ano em reunião com o vereador do Desporto, é, segundo Canavilhas, de três mil e 500 contos. "Um valor idêntico ao acordado com a Câmara da Guarda, que já cumpriu a totalidade do pagamento", assegura.
Contactado pelo NC, João Esgalhado, vereador covilhanense com o pelouro do Desporto, não quis comentar a situação.
De qualquer modo, e segundo a organização, até à data, só 40 por cento dos patrocínios chegaram efectivamente aos cofres da organização. "As pessoas ainda não acreditam que vai haver uma competição mundial na região", lamenta Canavilhas.
Para já, continua, "os apoios que temos já possibilitam a realização da prova. E, a nível técnico, o Campeonato vai ser um sucesso com ou sem o apoio dos patrocinadores que faltam. Mas, uma coisa é a competição, e essa está garantida, e outra é a grande festa que nós gostaríamos de fazer". Para o presidente da Comissão Organizativa, a verba que falta será destinada à promoção da prova, "que, por arrasto, vai promover também a região".

16 equipas 30 anos depois

De visita à região para avaliar o estado da organização, Michel Bonfills, delegado da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), está optimista quanto ao sucesso e qualidade da prova. Em conferência de imprensa realizada no último sábado, 14, o enviado francês mostrou-se não só satisfeito, como surpreendido com qualidade das infraestruturas desportivas e não desportivas que vão acolher os atletas. "Estou admirado porque, em França, não estou habituado a ver instalações tão boas para os estudantes universitários", reiterou.
Um dos problemas que se levantou à organização foi, aliás, o do alojamento dos atletas, uma vez que os jogadores de fora da Europa chegam mais cedo que os restantes, numa altura em que as residências universitárias ainda albergam estudantes. Este problema foi, no entanto, resolvido com extensão do Campeonato a outros concelhos da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), que permite o alojar os internacionais noutras localidades. Esta abertura da competição a outras cidades da Beira, ao contrário do que estava inicialmente previsto (Covilhã e Guarda) foi uma imposição da RTSE, um dos principais patrocinadores. Na opinião de Canavilhas, esta medida é até benéfica para a prova, "pois o alargamento da competição a outros pavilhões leva a que haja mais público para uma prova que, queremos, envolva toda a região e que, pela primeira vez em 30 anos, conta com a presença de 16 equipas".

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]