Clique aqui para regressar à Primeira Página



 
Região de Turismo investiga presença judaica na Região
O puzzle das Judiarias

POR ANA MARIA

Uma rota diferente nascerá em breve na Serra da Estrela. É a Rota das Judiarias que pretende destacar as marcas deixadas pelos judeus na região.
No papel está marcada para Novembro. Porém, a a inicitiva, que parte da Região de Turismo da Serra da Estrela só se concluirá quando existirem condições para se investigar a totalidade da presença judaica na Serra da Estrela.

A região da Serra da Estrela foi, em tempos, local de eleição para a permanência de muitos judeus e mantém, ainda hoje, fartos vestígios dessa presença. Penamacor, Gouveia, Trancoso, Linhares da Beira, e, claro, Belmonte, onde persiste uma das mais organizadas e resistentes comunidades judaicas da Europa, são os pontos essenciais de uma futura "Rota das Judiarias", ainda em planeamento. Esta rota incluirá os locais mais emblemáticos, constituindo Belmonte a base onde futuramente existirá um museu. Os objectivos da iniciativa passam por realçar a presença judaica, esclarecer a importância das comunidades, tantas vezes esquecidas, e promover o desenvolvimento de recursos turísticos essenciais para a região.
A ideia parte da Região de Turismo da Serra da Estrela, que encara o historial judaico como uma mais valia. Como afirma Jorge Patrão, presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela, a "Rota das Judiarias" só será concretizada no futuro, quando estiverem juntas todas as "peças do puzzle", ou seja, quando estiverem reunidas todas as condições, o que implica uma maior investigação aos vestígios do legado judaico.
Para a concretização deste objectivo revestem-se de grande relevância os convites dirigidos à Região de Turismo e à Comunidade de Belmonte para participarem no Celebration of the Jews of Portugal, que decorre em Nova Iorque no mês de Novembro e no Congresso Mundial que tem lugar em Brehmen, Alemanha. Para o encontro de Nova Iorque, onde residem actualmente cerca de cinco milhões de judeus, em grande parte, de origem portuguesa, estão a ser preparados panfletos representativos não só das marcas deixadas pelos judeus ao longo dos séculos, bem como da actualidade na região.
Uma longa tradição judaica deixou as suas marcas na região da Serra da Estrela, desde o século XII. Muitos judeus que se fixaram não só na Covilhã, como também na Guarda resistiram à inquisição e às inúmeras perseguições de que foram alvos. Aqui se formaram algumas das principais comunidades a nível nacional.
 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]