Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Paula Prata e Mário Freire apresentam tese
Doutoramentos beneficiam futuro
da Matemática / Informática

POR CATARINA MOURA

Seguindo a sua aposta na formação, a Universidade da Beira Interior assistiu este mês ao Doutoramento de mais dois dos seus docentes. Paula Prata e Mário Freire pertencem ambos ao Departamento de Matemática / Informática e superaram com sucesso este "degrau" da carreira académica. Com a criação da licenciatura em Engenharia Informática na calha, estes dois Doutoramentos servem um projecto que, em última análise, passa pela reformulação do curso de Matemática / Informática.

      

Júri de Doutoramento na Sala dos Actos da Reitoria, momentos antes de se reunir para avaliar a apresentação do doutorando Mário Freire


Apesar das superstições, a última sexta-feira 13 foi um dia de sucesso para Mário Freire, que apresentou na Reitoria a sua tese de Doutoramento, intitulada "Os Estudos de Desempenho de Redes de Comunicação Incorporando Aplicações Lineares de Amplificadores Ópticos Semicondutores" e orientada por Henrique Almeida Silva, docente na Universidade de Coimbra, e por José Pacheco de Carvalho, do Departamento de Matemática / Informática da UBI.
Docente na Covilhã desde 1994, Mário Freire tem desenvolvido actividades no domínio da modelação de componentes e dispositivos para sistemas e redes de comunicação por fibra óptica, da simulação de sistemas de comunicação ópticos de alta velocidade, da avaliação de desempenho de bloqueio em redes de comunicação ópticas e da comutação óptica de pacotes.
O vice-reitor da UBI Luís Carrilho, presente na apresentação da tese em representação do Reitor, revela que "correu muito bem, pois o doutorando estava dentro do assunto e gosta muito do que faz, o que o deixa bastante à vontade nessa área". Mário Freire foi aprovado por unanimidade e com louvor.
Cerca de duas semanas antes, foi a vez de Paula Prata ter apresentado a sua tese sobre as "Asserções com Elevada Capacidade de Detecção de Erros", orientada por João Gabriel Silva, do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Depois de cinco anos de preparação, três dos quais com dispensa de ensino, Paula Prata vê assim superada mais uma fase da sua carreira académica.

Engenharia Informática em 2001

A existência de doutoramentos em Informática serve o objectivo da UBI de criar novas licenciaturas nessa área. Uma delas será Engenharia Informática, que poderá tornar-se realidade em Setembro de 2001. "É objectivo da universidade e da unidade das Ciências da Engenharia ter uma licenciatura em Engenharia Informática, embora também seja desejável a criação de outras licenciaturas na área da Informática que não sejam Engenharias", refere Luís Carrilho.
Para Paula Prata, a criação de uma Engenharia Informática é só parte da solução que considera necessária. "A licenciatura em Matemática / Informática tem necessariamente que ser repensada. Neste momento não forma nem Matemáticos nem Informáticos, dando uma formação incompleta em ambas as áreas", afirma.   

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]