Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Medalha de Mérito para Professor de Porto Rico entregue na UBI
"Isto contribui para adubar
as minhas raizes culturais"

POR CATARINA MOURA

José Alberto Lopes da Silva foi homenageado com a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas / Grau Ouro. A cerimónia decorreu esta sexta-feira na Universidade da Beira Interior e contou com a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Lello.


Figura respeitada da Comunidade Portuguesa de Porto Rico, em cuja universidade lecciona, José Alberto Lopes da Silva veio à sua terra natal receber a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas. Uma homenagem que lhe advém do seu prestígio académico e da sua acção como divulgador da língua e cultura portuguesas em território hispânico.
Para lhe entregar a medalha esteve presente o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Lello, que sublinhou a justiça desta distinção. "Tanto a presidente da Comunidade Portuguesa em Porto Rico como o nosso cônsul honorário são unânimes em considerar que o desempenho do professor Lopes da Silva é determinante para a preservação dos valores, da presença, da cultura e da língua portuguesa em terras das Caraíbas", lembra o secretário.
A escolha da UBI para a cerimónia foi opção do homenageado. "Sinto-me nesta universidade como se estivesse em casa", justifica sublinhando que este gesto "contribui para adubar as minhas raizes culturais". Uma escolha que José Lello atribui à "ligação extraordinária que quem está longe desenvolve em relação à sua terra, à sua cultura e às suas raizes".





O professor homenageado termina o seu discurso de agradecimento com uma promessa. "Podem ter a certeza que onde quer que esteja - sou meio cigano - vou continuar a lutar pela divulgação da cultura portuguesa".

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]