Clique aqui para regressar à Primeira Página


um Livro          

                                

 

 O QUE É
COMUNICAÇÃO

José Rodrigues dos santos



Neste século em que vivemos, sabemos ser impossível viver sem comunicar. Comunicamos quando vamos na rua, comunicamos quando pedimos um café, comunicamos quando escrevemos uma carta. Ela domina-nos e nós sentimos uma necessidade da sua presença constante na nossa vida.
Na realidade, analisamos os diferentes meios de comunicação como uma parte de nós. Acordamos com a música da rádio todos os dias, tal como realizamos a nossa higiene diária. Acompanhamos cada refeição com o pressionar do botão da TV. Levamos juntamente com a mala de viagem, o jornal ou a revista que mais nos interessam. Só assim nos sentimos como parte desta sociedade da informação em que vivemos. Quem é que não gosta de se sentar no café, enquanto petisca alguma coisita, e ter uma conversa sobre os últimos acontecimentos que foram notícia?
De todo este panorama, há uma ilacção a tirar: Será que por detrás de todo este fascínio que nos provoca a Comunicação não está um grupo de manipuladores interessados em dominar a consciência e a mente de cada um de nós? Esta é uma das muitas perguntas que estão na base do que é "Comunicação". E é a elas, que José Rodrigues dos Santos procura responder.

>> Lénia Rego     

                                    

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]