Clique aqui para regressar à Primeira Página


      

Opinião       



Violência do puro

José Domingues

Criticamos o mundo, o que se produz sob o domínio do espírito e também os sentimentos, as intuições, as opiniões, as representações, as imagens, as técnicas que uma inteligente consideração do mundo diz que são unicamente aparência, fugaz e insignificante, que em si não merece o nome de verdade. Criticamos porque não temos o mundo como ele é? Por sabermos como ele deve ser mas não é?

Os críticos têm a vantagem de pressupor a verdade como imediatamente dada e de pressupor também o ulterior desenvolvimento dela. Pressupõem um trato e também um interesse pelos objectos do mundo que imediatamente o que formam para si é o real. Capazes de conhecer os objectos absolutamente, se indagam simulam que não sabem como prosseguir.
Pressupõem que a existência é em parte aparência e só em parte realidade. A realidade não é o que se acha na vida ordinária realidade, volubilidade, engano, e o que se situa nessa linha. O acidental da existência não merece o nome de real, pois pode não ser do modo que é. Pensa-se que não tem existência (perturbante!) ou que é uma quimera ou uma fantasia para se pensar que é algo de demasiadamente insuficiente para obter realidade.

O crítico sabe que o instrumento com que opera separa a realidade, mas tem os delírios das suas abstracções, que o empolgam no campo político, para onde prescreve, como se o mundo esperasse por ele para saber como deve ser. Toma como objecto do seu pensamento o pensamento sem misturas, puro de ídolos e de formas, e actua em vista dos acontecimentos da experiência fugaz, para que não lhe tirem o chão em que tem a terra firme e familiar. Assim não sabe em que mundo se encontra e não sabe o que deve pensar. Não compreende. Porquê? Quer ter diante de si o mundo da sua abstracção. O outro mundo depura-o, ao substituir o falso todo por verdadeiro. Uma pequena, só, grande violência com as coisas que em formas híbridas disputam a política do mundo.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]