Clique aqui para regressar à Primeira Página



.

 


"Intolerance", o filme vencedor

Obras no Pelourinho são tema de documentário

Qualidade não parece ter faltado em qualquer uma das actividades propostas pelo IMAGO 2000, Encontros de Cinema e Vídeo Jovem da Beirta Interior, a ver pela generalizada satisfação dos espectadores. Os workshops não fugiram à regra e são encarados pela organização como uma aposta ganha que merece ser repetida. Foram cerca de 60 alunos, provenientes de todo o país, nas três formações. Hortensia de Los Angeles Tolón, Danilo Pavone e Marco Aurélio Fernández, orientadores dos workshpos de "Escrita Criativa", "Fotografar Pessoas" e "Vídeo Documental", no final das suas formações mostraram vontade de repetir a iniciativa.
Também na cerimónia de encerramento do festival, o público do Teatro das Beiras pôde assistir à exibição do documentário sobre as mudanças no Pelourinho, o 'coração' da cidade, resultante do workshop de vídeo.
No Hall da nova sala de espectáculos da Covilhã foram expostos alguns trabalhos do workshop de fotografia, resultantes da experimentação de várias de fotografia retratista.


IMAGO 2000 chega ao fim
"And The Award goes to …"

POR HELENA MACHADO

Konstantine Bronzit, Rita Kung, Andreas Hycade, Jonathan Hodgson, Rita Nunes e Phil Mulloy foram os realizadores premiados na secção competitiva internacional da primeira edição do IMAGO 2000, Encontros de Cinema e Vídeo Jovem da Beira Interior. Deixa saudades mas para o ano há mais

Depois de dez dias de cinema, workshops, exposições, instalações, mostras do melhor cinema de animação português dos últimos anos e muita música, chegou ao fim, no domingo, dia 22, a segunda edição do IMAGO. Pela primeira vez o IMAGO assumiu um carácter competitivo, trazendo à Covilhã, Castelo Branco, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova e Proença-a-Nova um vasto conjunto de filmes, curtas metragens, o Festival do Minuto e ainda uma série de actividades paralelas.
Na hora do balanço, o evento teve um "saldo positivo", como afirma Pedro Ramos, presidente do Cineclube da Beira Interior (CCBI) e organizador do festival. O IMAGO atingiu um dos seus maiores objectivos: dar a conhecer não só novos filmes, como novos talentos. "Há filmes que se não passassem neste género de festivais, nunca seriam dados a conhecer", afirma Pedro Ramos. A nova sala do Teatro das Beiras encheu-se para conhecer os vencedores

"Intolerance" grande vencedor

Em competição estiveram 22 trabalhos, em vídeo, nas áreas de ficção, animação e vídeo-arte, provenientes de vários países. O júri, constituído por Filipe Alçada, jovem homenageado do IMAGO 2000, Hélder Alves, produtor audiovisual e organizador do Festival Internacional do Making Of - Festimof, Manuela Costa, jornalista da revista de cinema Premiere e Marco Aurélio Fernández, guionista, director e produtor de documentários, escolheu cinco trabalhos para quatro prémios de diferentes categorias. O Prémio para Melhor Filme de Imagem Real foi atribuído ao documentário "Lixo". Depois do aclamado "-9", Rita Nunes demonstra "maturidade e controle da linguagem cinematográfica".
A animação parece cativar, a uma escala mundial, cada vez mais o interesse tanto dos realizadores como de espectadores. Reflexo disso foi a abundância de trabalhos de animação presentes no festival e que levaram o júri, em unanimidade, a premiar dois filmes. Tocantes na mensagem e sensíveis na imagem, "The Man With The Beautiful Eyes", de Jonathan Hodgson e "Ring Of Fire", de Andreas Hycade dividem o Prémio para o Melhor Filme de Animação.
A distinção do Jovem Cineasta foi para Rita Kung com o filme "La Différence", também de animação. "Irreverente", "súbtil", "simbólico" e "ritmado".
O Grande Prémio Cidade da Covilhã, entregue pelo presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, foi para o brilhante "Intolerance" de Phil Mulloy. O júri reconheceu inúmeras qualidades técnicas, temáticas e artísticas neste trabalho de origem britânica. A "ousadia" e o "humor ácido" mereceram sem dúvida a aprovação geral.
Destaque ainda para o Prémio do Público, que elegeu "Au Bout du Monde" como seu preferido.
O IMAGO partiu mas promete voltar entre 25 e 30 de Setembro de 2001.






 [ PRIMEIRA PÁGINA ]