Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Reestruturação impõe-se
José Venâncio assume direcção do CES

POR CATARINA MOURA

José Carlos Venâncio foi eleito director do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade da Beira Interior, em reunião efectuada no dia 18 de Outubro. Consolidar a revitalização do Centro, redefinir as suas linhas de investigação e abrir-lo ao exterior são alguns dos objectivos que se impõe concretizar


Após a saída do curso de Ciências da Comunicação do Departamento de Sociologia e sua integração no novo Departamento de Comunicação e Artes, situado no Pólo I, António Fidalgo, anterior director do CES, apresentou a sua demissão em reunião de 28 de Setembro. Assim, urgia encontrar um novo pulso para conduzir o Centro. Das eleições que decorreram a 18 de Outubro surgiu José Carlos Venâncio, catedrático de Sociologia, que a partir desse dia é o novo director do Centro de Estudos Sociais.
O principal objectivo de José Venâncio é consolidar a revitalização do Centro, iniciada por António Fidalgo no início deste ano, após um período de quase total inactividade. Para já, propõe-se redefinir as linhas de investigação do CES, com particular incidência na área da Sociologia. Por outro lado, a prestação de serviços e consequente abertura ao exterior, a organização periódica de conferências e a publicação de Working Papers fazem igualmente parte da sua lista de prioridades.

Ponto de viragem: 2000

O CES iniciou a sua actividade em Março de 1994, reunindo na sua equipa investigadores não só de Sociologia mas também de Comunicação Social. Durante três anos, manteve alguma actividade, desenvolvendo projectos de investigação e publicando livros. Os membros do CES participaram em colóquios, congressos, seminários e reuniões científicas, nacionais e internacionais. Financiado pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), actual Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), até 1997, a partir desta data uma avaliação das suas actividades considera-as "pobres" e a entidade cessa o financiamento.
Até Janeiro de 2000, o CES passou por uma fase de quase total inactividade. É então que António Fidalgo é eleito director, marcando um ponto de viragem na actividade no Centro. Uma das suas medidas mais imediatas foi dotar o CES da presença contínua de uma licenciada, Fátima Silva, que assegura a sua abertura e dinamização permanentes.
Até ao momento, dos 23 investigadores que compõem o CES seis apresentaram comunicações no IV Congresso Nacional de Sociologia, que decorreu em Coimbra no mês de Abril. Foi também fundado o Gabinete de Estudos e Opinião (CES-GEO), em Maio, que realizou uma sondagem sobre o concelho do Fundão, e foi dado início a uma colecção de opúsculos com textos temáticos. Por agora, está em desenvolvimento o projecto Positive Action in Private Enterprises, extensivo a sete outros países europeus e que prossegue em colaboração com a entidade holandesa Research Voor Beleid International. O objectivo deste projecto é "averiguar as condições em que algumas empresas adoptaram medidas de acção positivas com vista à melhoria da situação profissional das mulheres".

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]