Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Porto/Covilhã 2000 traz
Estudantes estrangeiros à Covilhã

POR MARISA MIRANDA

A Covilhã foi visitada por um grupo de estudantes de Engenharia da Produção e Gestão Industrial (EPGI) nos dias 27, 28 e 29 de Outubro. Vieram participar na actividade Porto/Covilhã 2000, organizada pelo UBINEP e pela ESTIEM. Entre visitas à UBI e passeios na Serra da Estrela, os participantes viveram um fim de semana diferente


O Encontro Porto/Covilhã 2000, iniciativa organizada pelo Núcleo de estudantes de Engenharia da Produção e Gestão Industrial da Universidade da Beira Interior (UBINEP) e pela European Students of Industrial Engineering and Management (ESTIEM), decorreu no passado fim-de-semana. A ESTIEM é uma organização europeia para estudantes de produção e gestão industrial e representa cerca de 55 mil estudantes por toda a Europa envolvendo 20 nacionalidades diferentes. Esta associação desenvolve várias actividades a nível local e europeu.
O objectivo deste acontecimento é proporcionar o intercâmbio de experiências entre jovens estudantes de EPGI. O grupo era constituído por estudantes da Faculdade de Engenharia do Porto, da UBI e dois estudantes italianos, Marco e Sérgio.
Este encontro já vem desde o ano passado onde participaram Lisboa, Porto e Covilhã. Este ano Lisboa não entrou no roteiro, uma vez que está a organizar uma outra iniciativa da ESTIEM e não teve disponibilidade para se dedicar à organização deste acontecimento.
Na Covilhã, os participantes começaram por visitar o Museu dos Lanificios, a UBI e a cidade. O primeiro dia terminou com um jantar na cantina da Boavista onde estiveram presentes, entre outros, o presidente do departamento de Electromecãnica Filipe de Sousa e o presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). Jorge Jacinto aproveitou a ocasião para felicitar o UBINEP pela organização deste evento e dar as boas vindas aos alunos do Porto e aos alunos estrangeiros. O segundo dia foi dedicado ao lazer na Serra da Estrela e terminou com uma festa - convívio na discoteca & Companhia. Domingo foi o dia da partida e das despedidas. Marco e Sergio adoraram este encontro e deixaram o desejo de voltar a Portugal.
"Foi completamente diferente no Porto e na Covilhã, uma vez que nós no Porto demos relevo às visitas culturais e na Covilhã foram desenvolvidas visitas a nível natural" afirmou Suzana Vinhas responsável pela organização no Porto.
No final do Porto/Covilhã 2000, Paulo Canário, presidente do UBINEP fez um balanço positivo: "correu muito bem, os estrangeiros adoraram, só nos falhou uma coisa: não pudemos pô-los em contacto com o meio empresarial da Covilhã, uma vez que a actividade foi desenvolvida durante o fim-de-semana".

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]