Clique aqui para regressar à Primeira Página



.

Tiago Fernandes é um assíduo frequentador da nova Biblitoteca Municipal

A sala de Leitura é indicada para a consulta de jornais e alguns livros


A nova Biblioteca está equipada com terminais de acesso à internet


Biblioteca Municipal a olhar para o futuro
Novas tecnologias fazem a diferença

POR CRISTINA MARQUES E PATRÍCIA CAETANO
 

A Biblioteca Municipal da Covilhã, recentemente inaugurada, dá os primeiros passos nas suas novas instalações. Um espaço para todas as idades, onde a leitura é aliada às novas tecnologias.

Todas as manhãs pelas 10h, Tiago Fernandes, 11 anos, espera ansiosamente pela abertura da Biblioteca Municipal. Com os pais a trabalhar, Tiago ocupa os seus tempos livres na nova biblioteca, " um sítio bem grande, com livros bonitos, muitos jogos e computadores."
Aliás, são mesmo as crianças que mais frequentam a biblioteca, onde têm à disposição uma sala infanto-juvenil, com livros, jogos didácticos, vídeos, oficina de expressão e um espaço reservado ao conto.
Outra das salas mais frequentadas é a de leitura, onde se podem consultar os periódicos e poucos livros, já que a biblioteca ainda está a funcionar a meio gás nesta fase de adaptação. Com milhares de livros por catalogar, a requisição ao público não se encontra a funcionar, o que confirmam as despidas prateleiras. No entanto, possuí um rico espólio de livros doados pela Gulbenkian, pela Biblioteca Frei Heitor Pinto (pertencente à Associação de Infância Desvalecida) e de ofertas de particulares, nomeadamente dos proprietários da Quinta da Lageosa.
Este projecto prima pela comodidade, oferecendo aos seus frequentadores um serviço de bar e esplanada num pequeno jardim interior, assim como as sempre indispensáveis casas de banho.
Na sala de audiovisuais, os amantes da música podem usufruir de um conjunto de cd's, maioritariamente de música clássica, que brevemente poderão requisitar. Estão também disponíveis algumas colecções de vídeos e enciclopédias didácticas, como ainda uma dúzia de computadores ligados à internet.
A completar a nova biblioteca municipal, uma sala de exposições que nos últimos dias apresentou ao público a obra de José Régio.
Um vasto leque de opções, que prendem o pequeno Tiago Fernandes até à hora das portas da biblioteca se fecharem, no final de mais um dia.

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]