Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Feira do Livro na Covilhã
Livros ao quilo

POR CARLA LOUREIRO

A Covilhã foi palco de uma iniciativa inédita em Portugal: uma feira do livro ao quilo. De 28 de Outubro a 1 de Novembro, uma sala no quartel dos Bombeiros Voluntários encheu-se de livros. Quilos e quilos de livros para todos os gostos e a preços acessíveis.

Policiais, romances, políticos, ficção científica..., livros para gostos diferentes. Livros e mais livros, caixas e caixas de livros. Por apenas 1450 escudos o quilo. A Covilhã foi a primeira cidade portuguesa a receber uma iniciativa deste género. A ideia foi da SportPress (Sociedade Editorial e Distribuidora), em conjunto com as editoras Publicações Europa-América, Inquérito, Vida e ALFA. Em colaboração com a Câmara Municipal da Covilhã, foi possível organizar um evento que, até agora, só se tem passado em Inglaterra.
Com uma livraria na Covilhã, a SportPress decidiu levar a cabo este evento porque "em Lisboa tem-se a sensação que na Beira Interior não se lê", palavras do responsável pela organização, Manuel de Sousa. A afluência de pessoas à feira, que rondou os milhares e a venda, que ascendeu a duas toneladas e meia de livros, deitou por terra a ideia de que no interior não se lê.
A curiosidade, o gosto pela leitura e o preço acessível dos livros, levou Laura Sequeira, estudante universitária, a visitar a Feira. Ter ido no último dia não a favoreceu. "Os livros já estão muito escolhidos", afirma a estudante, um pouco triste, pois vinha comprar alguns livros.
Muitos e para todos os gostos, o livros foram folheados vezes sem conta. Uns eram levados, outros ficavam nas mesas à espera que alguém se interessasse. É com interesse que Vítor Almeida, professor, passa os olhos por alguns deles. Mais uma vez o evento é louvado. Apesar de se dedicar mais à leitura de livros escolares, o professor não deixa de ir a acontecimentos desta natureza.
A Feira do Livro ao Quilo teve nota positiva. Porque "um povo vale por aquilo que lê", os covilhanenses puderam pôr a leitura em dia. Há que esperar pelo próximo ano.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]