Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Dia Olímpico na Pêro da Covilhã
Olimpíadas de palmo e meio

POR ALEXANDRE S. SILVA*

Com a participação de 350 atletas, o I Dia Olímpico da Pêro da Covilhã foi um "sucesso". Para este ano a escola prevê alargar o leque de actividades desportivas ao Andebol, Basquetebol e Ginástica.

Foram quase 350 as crianças que na sexta-feira, 27 de Outubro, participaram no primeiro Dia Olímpico da Escola Básica Pêro da Covilhã. Mais de metade dos alunos, uma vez que a instituição conta com penas 550 matriculados. Atletas de palmo e meio competiram pela glória do desporto e pelas "cores" de uma turma e mostraram todo o seu empenho nas cinco modalidades que integraram o evento: velocidade, barreiras, salto em altura, salto em comprimento e lançamento da bola.
Antes, porém, desfilaram, cantaram o hino, fizeram o juramento olímpico, içaram a bandeira com os cinco anéis, transportaram o facho e incendiaram uma pira improvisada. Tudo no seguimento rigoroso do protocolo olímpico. O resultado não terá sido tão aparatoso e espectacular como o dos últimos "Jogos", mas a carga simbólica foi bem interpretada e assimilada pelos jovens.
O público, composto essencialmente por colegas de turma em claques organizadas, fez a festa à volta do recinto polidesportivo. Os pais dos atletas também não faltaram, facto que Augusto Martins, presidente do Conselho Executivo (CE) do estabelecimento, considera "salutar, na medida em que os encarregados de educação são, também, pedras fundamentais no trabalho que se desenvolve na escola".

Preparativos envolvem toda a escola

A ideia da realização do evento partiu do grupo de professores de Educação Física e, depois de aprovada pelo Conselho Pedagógico, passou a integrar o plano de actividades da Pêro da Covilhã. "Acabou por ter um carácter inter-disciplinar porque todos os departamentos quiseram envolver-se no projecto e responsabilizar-se por uma parte da organização. Uns encarregaram-se da competição em si, outros trataram dos adereços, arranjos e logística da prova", revela o presidente do CE.
Augusto Martins classifica a iniciativa como "um sucesso" mas não garante uma sequela no próximo ano. Adianta, no entanto, que "se não for realizado um dia olímpico, vai ser pensada outra coisa de idêntica dimensão". Para já, e segundo o responsável, "em primeiro lugar está levar a cabo os restantes projectos do plano de actividades, até porque o ano lectivo ainda agora começou". Ao contrário de anos anteriores, as actividades desportivas da escola não contemplam apenas o Futebol e o Voleibol, mas estendem-se ao Basquetebol, ao Andebol e à Ginástica numa tentativa, revela o presidente do CE, "de cativar um maior número de alunos para o desporto".
No que respeita a prémios das modalidades do Dia Olímpico, foram atribuídas quase 60 medalhas pelos 350 atletas mas, no fim, resume Martins, "são todos vencedores".

* NC / Urbi et Orbi

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]