Clique aqui para regressar à Primeira Página



.

 

Jovens da região viajaram até Espinho para assistir à exibição dos seus filmes em competição

O novo Centro Multimeios de Espinho recebeu a 24ª edição do festival


CCBI concorre ao Prémio Jovem Cineasta
Cinanima mostra filmes
da Beira Interior

POR RAQUEL FRAGATA
 
O Cine Clube da Beira Interior (CCBI) esteve representado na 24ª edição do Cinanima, festival de Cinema de Animação de Espinho, com dois trabalhos em concurso para o Prémio colectivo de Jovem Cineasta Português. Os trabalhos foram realizados por alunos de escolas da região com idades entre os 12 e os 17 anos. Uma primeira viagem ao mundo do cinema de animação despertou nestes jovens cineastas o gosto pela Sétima Arte.

A viagem ao Norte começou com alguma expectativa por parte dos alunos. Não esperavam ser seleccionados para o concurso e ali estavam à espera da decisão do júri. Dois filmes de animação, "As aventuras do Papo Seco" e "O Troca Pintas", são o resultado de uma iniciativa do CCBI com escolas da Beira Interior. Com o objectivo de dar a conhecer e fomentar o interesse pelo cinema de animação, o CCBI levou a estas crianças um atelier onde foram desenvolvidas actividades relacionadas com cinema, imagem e a criação de brinquedos ópticos. Durante seis meses, cerca de 10 jovens do Bairro da Alâmpada participaram nos ateliers e realizaram o filme "As Aventuras do Super Papo Seco". A Escola Básica 2+3 de Silvares recebeu bem esta actividade e, durante três meses, os alunos conceberam e animaram "O Troca Pintas", um gato preto perseguido e ameaçado pelos cães do seu bairro. Com duração de três minutos e oito segundos e de dois minutos e 27 segundos, respectivamente, mas muito trabalho de preparação anterior, estes jovens alunos conseguiram colocar as suas obras numa secção competitiva de um festival internacional.

O fascínio pela animação

A alegria e compensação por ali estarem atingiu o ponto alto quando viram a referência às suas obras no catálogo do festival. "Foi uma experiência óptima", afirma Vera Brás, aluna de Silvares e argumentista de "O Troca Pintas".
Na sua escola este tipo de actividades não é muito frequente. Para além do teatro, que fazem pela altura do Natal, este "empurrão" extra-curricular foi importante para os alunos da Escola Básica 2+3 de Silvares. "Durante três meses, de Abril a Junho de 2000, foi feita uma familiarização com o mundo da animação", refere a orientadora do grupo, Joana Matos.
Tudo começou com algumas ideias e sugestões, mas Vera tomou a seu cargo a tarefa de criar um argumento que depois foi trabalhado em conjunto. "Pensei que uma história com um conflito e uma vitória daria um bom argumento." Vera Brás vê esta proposta do CCBI como uma forma de aproximação ao mundo da animação. "A animação é fascinante", afirma. "Numa semana de trabalho mais intensivo os alunos fizeram o argumento, os cenários, as personagens, e assim nasceu o Troca Pintas", explica a orientadora do CCBI.
Vera e os seus colegas garantem que se iniciativas como esta se repetirem na sua escola as participações serão em muito maior número. "Aprendi tudo para se começar a fazer um filme. Trabalhámos com a técnica de recortes e aprendemos a animar personagens que nós criamos." O gosto pelo cinema surgiu e já falam em repetir a aventura da realização: "já tenho pensado em estórias para outros filmes".
Para já não esperam ser os premiados, mas "foi bom ter chegado ao festival".
Flávia de 12 anos, a mais nova do grupo, também afirma ter gostado da experiência e principalmente da viagem. "Gostei muito de ver os outros filmes, eram muito bons." E até já escolheu um vencedor: ""O Inverno" era muito lindo. Gostei mesmo muito."

Super herói alâmpadense

Ana Lobo de 13 anos, a mais nova do grupo do Grupo Cultural do Bairro da Alâmpada, Covilhã, conta a sua experiência e o processo de realização de "As Aventuras do Super Papo Seco". "O Bruno e o André começaram por escrever a história para o guião. Depois todos juntos aperfeiçoamos as ideias", explica. A tarefa mais complicada para estes alunos de três escolas da cidade da Covilhã, Escola nº3, Frei Heitor Pinto e Campos Melo, foi a concepção dos cenários para esta curta metragem de animação. A técnica utilizada foi a animação com plasticina e os personagens são pães verdadeiros, materiais que comportam algumas dificuldades de modelação. "Os cenários demoraram muito tempo a fazer. Gostei do trabalho e queria repetir, mas usando outra técnica." Em relação à presença no festival Cinanima, Ana Lobo e os seus colegas acreditam na qualidade do seu filme e colocam a hipótese de vencer o Prémio Jovem Cineasta. "Gostei muito dos outros filmes mas não chegam aos calcanhares do nosso", afirma confiante. A euforia chegou no momento em que era exibido o filme e a plateia repetia "Super Papo Seco!".



 [ PRIMEIRA PÁGINA ]