Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Semana Aberta da Ciência e da Tecnologia na UBI
De portas abertas à Ciência

POR CATARINA MOURA

Filmes, palestras, demonstrações e laboratórios. A Universidade da Beira Interior abre as portas ao público para mais uma Semana Aberta da Ciência e da Tecnologia. A decorrer entre os dias 18 e 25 de Novembro, esta é uma iniciativa da UBI e da Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT), que envolve a colaboração dos vários departamentos.

O "Teleciência 2000 - II Festival do Filme Científico" vai ter uma extensão na UBI. De 22 a 24 de Novembro, ciências tão diversas como a Genética, a Biologia, a Arqueologia, a Neurologia, a Física, a Química, a Geologia ou a Climatologia vão ser tema de vinte filmes, que vão dos 13 aos 90 minutos. Da responsabilidade do Departamento de Comunicação e Artes, esta iniciativa, nascida na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, conta com o apoio do Programa Ciência Viva.
O Departamento de Física contribui com um ciclo de palestras, a realizar no pólo I da UBI. Da origem do Universo às alterações climáticas, passando pela holografia e pelas redes de difracção, estas palestras dão ainda a oportunidade aos espectadores de, no final, observar planetas através de um telescópio.
A quem interessarem mais os fenómenos químicos, o departamento de Química oferece a possibilidade de assistir a algumas demonstrações. "Azoto - Um Frio de Rachar", "Lâmpada de Aladino", "Electricidade em pó" e "Nobres e Plebeus em Química" são alguns dos títulos com que procuram despertar o interesse do público em geral.
Durante esta Semana Aberta, será ainda possível visitar os laboratórios de Ciência e Tecnologia do Papel, nomeadamente o laboratório de Matérias Primas, que nos revela as fibras utilizadas no fabrico do papel e do cartão, o Laboratório Tecnológico, dedicado à reciclagem e à transformação da madeira em papel, e o Laboratório de Ensaios Físicos, onde se determina a qualidade do papel e a forma como reage à impressão.
Também o Centro de Óptica abre as portas dos seus laboratórios, revelando ao público as actividades e projectos em curso.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]