Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Orçamento do PIDDAC / ICN
Parque Natural da Estrela arrecada 190 mil contos

POR RODOLFO PINTO DA SILVA*


Zonas protegidas vão receber mais três milhões de contos para projectos de conservação ambiental. A Reserva da Malcata também vê aumentar o financiamento

É já conhecido o orçamento do Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) do Instituto de Conservação da Natureza (ICN) para 2001. O orçamento cresce 64,1 por cento, resultado de um aumento de três milhões de contos (passa de 4,7 milhões em 2000, para 7,7 milhões para o próximo ano). O Parque Nacional da Serra da Estrela acompanha o crescimento e recebe cerca de 190 mil contos, mais de 25 por cento em relação ao ano anterior. A Reserva Natural da Serra da Malcata está dotada com uma verba que se aproxima de 170 mil contos, uma subida de 6,2 por cento.
Na altura em que foi contactado por nós, Fernando Matos, director do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), não conhecia o valor exacto atribuído ao Parque que dirige, mas, a confirmar-se o aumento, "considera positivo". "Este ano, o ICN pediu-nos um orçamento rigoroso e a estimativa que apresentamos apontava para os 150 mil contos, se nos derem mais é melhor", acrescenta. No entanto, a melhoria orçamental, na opinião de Fernando Matos, "tem que ser progressiva e continuar nos próximos anos".
A dotação do PIDDAC/ICN serve para o PNSE executar as acções de gestão e conservação da fauna e da flora e habitats da área protegida da região serrana. Com mais dinheiro, "o Parque pode desenvolver outros planos que não estavam previstos", conclui Fernando Matos.

Conservação da natureza é prioridade

O aumento, a nível nacional, é considerado histórico e, à excepção de três, todas as áreas protegidas registam crescimentos significativos. Outro dado a acrescentar é a inversão da tendência dos últimos anos, uma vez que são mais valorizados estudos e acções de conservação da natureza.
O director do PNSE, concorda com "a viragem orçamental, uma vez que é dada maior importância à conservação em detrimento das estruturas". Para 2001, o Parque Natural da Serra da Estrela candidatou-se ao financiamento de alguns projectos. O destaque vai para o Centro de recuperação de vertebrados, iniciado este ano e cuja conclusão se prevê para o próximo ano, e um programa de gestão de habitats de fauna e flora autóctone.
O quadro financeiro é complementado pela dotação do Programa LIFE, que já tem aprovados projectos que envolvem 300 mil contos. O parque serrano também tem planeadas iniciativas para o LIFE. "Nesse plano, somos parceiros com a Associação de Produtores Florestais, num deles, e, noutro, das Direcções Regionais de Agricultura da Beira Interior e Beira Litoral, mas não sabemos se serão aprovados", revela Fernando Matos, que acrescenta: "Temos ainda a intenção de concorrer ao Interreg III e ao Programa Operacional do Ambiente."

*NC / Urbi et Orbi

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]