Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Segundo ano de emissões semanais
TUBI está de volta

POR ANA FILIPA FERNANDES
        E SANDRA INVÊNCIO

A Televisão Interna da Universidade da Beira Interior (TUBI) está de volta. Este projecto entra agora no segundo ano de emissões semanais. São trinta minutos da informação por semana, que tiveram início no dia 8 de Novembro. As emissões podem ser vistas às terças em directo e às quintas em diferido, às 12, 14 e 16 horas.

O projecto de televisão interna foi concebido em especial para iniciar os alunos do curso de Ciências da Comunicação na realização de emissões televisivas. Depois de um ano de trabalho regular, a TUBI volta agora aos ecrãs. Mas renovada. As mudanças incidem no grafismo, no genérico e nos cenários onde o jornal é apresentado. Introduz-se uma nova técnica de imagem designada por Chromakey e que consiste na utilização de um fundo azul ou verde que permite a substituição da imagem no ecrã.
Os conteúdos mantêm-se. As secções temáticas são reduzidas a quatro: UBI, Cultura, Política e Desporto. A secção Internacional tal como existia no ano passado passa a fazer parte da rubrica da UBI.
A principal novidade para este ano de emissões, em torno da qual se criam já algumas expectativas é a criação de um complemento à programação que abordará temas como a moda, a gastronomia, a música e a saúde. A estreia deste complemento está para breve, embora sem data marcada. A princípio será emitido após o jornal, com duração de cinco a dez minutos.

Edifício II sem acesso

Durante o primeiro semestre os alunos inscritos irão proceder a testes para pivots. Dois deles que apresentem mais potencialidades para o cargo começam as emissões regulares a partir de Fevereiro.
Tudo isto e muito mais pode ser visto em todos os pólos, excepto no das Engenharias. Para já os alunos instalados no novo Pólo das Engenharias não têm acesso às emissões da TUBI pois as instalações ainda recentes não estão equipadas com circuito de vídeo. Este é um problema a resolver. João Canavilhas, responsável pelo projecto TUBI, explica que "em termos técnicos vai ser difícil prolongar o cabo até aquele edifício". A solução passa por um circuito de vídeo que possibilite o envio de uma cassete com uma gravação ou pela criação de um sistema que faça chegar a emissão em directo.
Este ano a tarefa da TUBI parece estar facilitada já que o curso de Ciências da Comunicação se encontra agora no pólo I, completando o Departamento de Comunicação e Artes. O responsável deste jornal considera ainda que esta realidade é uma vantagem para o desempenho dos alunos na TUBI.
No ano lectivo anterior, o projecto TUBI iniciou com quarenta e cinco alunos, mas no final do ano o número de pessoas integradas neste projecto era bastante reduzido.
João Canavilhas, responsável da TUBI, faz um balanço positivo em relação ao ano anterior. Afirma até que as suas expectativas foram superadas, na medida em que se realizaram dezassete emissões elaboradas por alunos sem qualquer experiência em televisão. Acerca deste assunto, Canavilhas acredita que este ano tal não vai suceder. A Tubi foi para os alunos finalistas de 99/00 uma experiência positiva que ajudou à colocação em vários órgãos de comunicação social no mercado nacional. Esta será, na opinião de João Canavilhas, uma forma de incentivar os que agora começam.
As emissões podem ser vistas às terças em directo e repetidas ás quintas-feiras às 12h, às 14h e às 16h.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]