Clique aqui para regressar à Primeira Página


um Livro          

                     
Quanto a ti (continuou o rei) que passaste grande parte da tua vida em viagens, quero acreditar que desse modo escapaste a muitos vícios do teu país. Mas, de tudo o que colhi da tua própria descrição e das respostas, que com tanta dificuldade extorqui de ti, não posso deixar de concluir que os teus compatriotas constituem a mais perniciosa raça de vermes odiosos que a natureza jamais permitiu que rastejassem na superfície da terra - diz um dos personagens a Gulliver.
 
           

 


Este excerto retracta a baixeza da raça humana como algo intrínseco ao Homem. O desejo de poder, a riqueza, a vaidade, a luxúria e muitos outros vícios / defeitos são característicos do género humano. Uma obra intemporal, que trata com mestria a ideia de um progresso continuo que se realiza graças á opressão dos mais fracos.
Gulliver, médico e marinheiro, vai fazer algumas explorações marítimas por locais fantásticos. O relato de toda a história é, sem sombra de dúvida, uma sátira social e política.
Ao passar por terras fabulosas, Gulliver encontra seres em tudo superiores à raça humana do seu País - Inglaterra. O que o leva, por vezes, a preferir abandonar o País natal e ficar num desses locais longínquos. Como aconteceu ao conhecer a raça dos Houyhnhnms ( cavalos inteligentes, racionais).


 [ PRIMEIRA PÁGINA ]